Estilos de aprendizagem Felder-Silverman e o aprendizado com jogos de empresa

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George Paulus Pereira Dias
Antonio Carlos Aidar Sauaia
Hugo Tsugunobu Yoshida

Resumo

O problema tratado nesta pesquisa foi a diferença de aprendizagem observada entre os estudantes de um curso de Planejamento e Controle da Produção (PCP). O objetivo foi descrever e analisar as diferenças de aprendizado segundo os Estilos de Aprendizagem (EdA). Examinaram-se a assimilação e compreensão (notas em provas) e os EdA de 356 aprendizes em 16 turmas de pós-graduação – MBA e Especialização – durante cinco anos. Um jogo de empresas dinamizou as vivências nas quais observou‑se maior aprendizado dos estudantes com estilo reflexivo (ativo-reflexivo) ou visual (visual-verbal). Ao não explorar a reflexão, o jogo pode ter restringido o ciclo de aprendizagem vivencial, sobretudo dos ativos. Sugerem-se aos educadores duas diretrizes para o desenho educacional: quando padronizado, que se busque balancear as atividades para atender aos diferentes EdA. Quando o desenho for personalizado, que se insiram atividades complementares às preferências do aprendiz, viabilizando uma vivência com equilíbrio entre ação e reflexão.

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Como Citar
DIAS, G. P. P.; SAUAIA, A. C. A.; YOSHIDA, H. T. Estilos de aprendizagem Felder-Silverman e o aprendizado com jogos de empresa. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 53, n. 5, p. 469–484, 2013. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/30001. Acesso em: 18 maio. 2024.
Seção
Artigos