Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades

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Pedro F. Bendassolli
Thomaz Wood Júnior
Charles Kirschbaum
Miguel Pina e Cunha

Abstract

O termo “indústrias criativas” surgiu nos anos 1990, para designar setores nos quais a criatividade é uma dimensão essencial do negócio. As indústrias criativas compreendem, entre outras, as atividades relacionadas ao cinema, ao teatro, à música e às artes plásticas. Neste artigo introdutório, mostramos o surgimento do termo no âmbito de políticas públicas de desenvolvimento econômico, analisamos a literatura científi ca sobre as indústrias criativas e procuramos sistematizar as diferentes defi nições do termo, diferenciando-o de conceitos similares, em especial do conceito de indústrias culturais. Advogamos que o fenômeno pode constituir um campo fecundo de investigações para pesquisadores de Estudos Organizacionais e apontamos trilhas de investigação a serem exploradas.

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BENDASSOLLI, P. F.; WOOD JÚNIOR, T.; KIRSCHBAUM, C.; CUNHA, M. P. e. Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades. RAE - Revista de Administracao de Empresas , [S. l.], v. 49, n. 1, p. 10–18, 2009. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/36013. Acesso em: 21 may. 2024.
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