Cidade de Deus e Janela da alma: um estudo sobre a cadeia produtiva do cinema brasileiro

Main Article Content

João Paulo Rodrigues Matta
Elizabeth Regina Loiola da Cruz Souza

Abstract

Objetiva-se discutir e analisar as trajetórias de produção, comercialização e exibição no mercado interno dos fi lmes Cidade de Deus e Janela da alma, mapeando convergências e diferenças. Trata-se de estudo de caso múltiplo, de natureza exploratória, com base em triangulação de fontes. Os resultados mostram as seguintes convergências: o estreitamento de parcerias entre produtoras e distribuidoras; a utilização de recursos de leis brasileiras de incentivo ao desenvolvimento da atividade audiovisual; a importância e efi cácia das estratégias de marketing e de lançamento formatadas; a natureza do trabalho de equipe dos projetos; e a necessidade de perceber e de superar sinais negativos inicialmente emitidos pelo mercado. Dentre as principais divergências, destacam-se: o grau de engajamento dos diretores em todas as etapas dos projetos dos fi lmes; a focalização das estratégias de marketing em festivais como forma de desenvolvimento de mercado; e o foco em resultados comerciais.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
MATTA, J. P. R.; SOUZA, E. R. L. da C. Cidade de Deus e Janela da alma: um estudo sobre a cadeia produtiva do cinema brasileiro. RAE - Revista de Administracao de Empresas , [S. l.], v. 49, n. 1, p. 27–37, 2009. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/36017. Acesso em: 30 nov. 2023.
Section
Forum