Em busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing

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Alexandre Faria

Resumo

Há duas questões históricas no Marketing ainda não resolvidas: o seu poder nas estratégias das grandes empresas e a relevância da disciplina. Essas questões ganharam destaque no contexto da globalização, especialmente em países tidos como menos desenvolvidos, devido à ampliação de assimetrias no mercado e na academia. O artigo sugere que o poder reduzido do marketing na grande empresa era questão central em pesquisa no âmbito de estratégia de marketing nos anos 1980 e que o conceito de orientação para o mercado enfraqueceu o interesse por esse âmbito a partir dos anos 1990. O autor argumenta que a superação desse problema requer não somente a aversão à academia dominante, mas também a compreensão de interesses e mecanismos sócio-históricos que moldam a área nos Estados Unidos. Ao fi nal, discute-se por que desenvolver uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing e sugere-se um guia para a constituição dessa agenda.

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Como Citar
FARIA, A. Em busca de uma agenda brasileira de pesquisa em estratégia de marketing. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 46, n. 4, p. 13–24, 2006. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37239. Acesso em: 22 maio. 2024.
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