Utilizando avaliações de especialistas para classificar 45 publicações latinoamericanas de negócios

Conteúdo do artigo principal

Sergio Olavarrieta

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a percepção da qualidade de publicações latino-americanas de negócios com base nas avaliações de importantes especialistas – docentes de alto nível com conhecimento de pesquisas latino-americanas e publicações científicas. Quarenta e cinco publicações foram incluídas no estudo. As pontuações mais elevadas em qualidade percebida foram obtidas por Academia (CLADEA – Uniandes), RAE (Fundação Getulio Vargas), e Innovar (Universidad Nacional de Colombia). Quando a qualidade percebida foi ponderada pelo conhecimento (awareness), Academia, LABR-Latin American Business Review (University of San Diego – Coppead), e Innovar tiveram as maiores pontuações. Os resultados complementam um estudo recente realizado por Ruiz-Torres, Penkova, e Villafane (2012) focado em publicações de administração publicadas em espanhol. A análise dos resultados sugere que a linguagem e a marca exercem efeito sobre a percepção da qualidade da publicação. São apresentadas também implicações para editores, comitês responsáveis por promoções de docentes e verbas de pesquisa, e autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OLAVARRIETA, S. Utilizando avaliações de especialistas para classificar 45 publicações latinoamericanas de negócios. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 56, n. 3, p. 302–314, 2016. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/62017. Acesso em: 18 maio. 2024.
Seção
Artigos