Modernização administrativa e estratégias de mudança: algumas reflexões sobre o caso brasileiro

Conteúdo do artigo principal

Naimar Mendanha Ramos

Resumo

A palavra desenvolvimento expressa, genericamente, uma mudança social inovadora.

De um modo geral, esse tipo de mudança requer a difusão rápida e contínua de atitudes, valores, comportamentos e tecnologias modernas, através de progressos gradativos nos quais os indivíduos desempenham papéis críticos.

Nesse sentido, uma nova orientação relacionada ao problema de modernização e desenvolvimento vem sendo formulada no País, desde o começo dos anos 60. A sistemática, aplicada às organizações do setor público, tem colhido alguns frutos. As instituições serviriam de veículos para a criação, difusão e perpetuação de elementos e mecanismos inovadores, criados para induzir mudanças que levariam o País a mais rapidamente atingir maiores níveis de desenvolvimento.

Todo o esforço de modernização, reforma ou desburocratização administrativa revelará resultados positivos duráveis, caso as modificações preconizadas se cristalizem profundamente no seio da administração pública brasileira. Para tanto, toma-se necessário que se obtenha o maior consenso possível a respeito da linha metodológica a ser seguida, das prioridades eleitas e de como se pretende implantá-las. Caso sejam definidos esses vetores de ação estratégica, tornar-se-á mais proveitosa a ação dos agentes de mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ramos, N. M. (1981). Modernização administrativa e estratégias de mudança: algumas reflexões sobre o caso brasileiro. Revista De Administração Pública, 15, 168 a 190. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/12028
Seção
Monografias