Normas de Submissão
- Os artigos publicados na RAP são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Fundação Getulio Vargas (FGV). Os artigos deverão ser inéditos, excetuando-se trabalhos apresentados em congressos científicos, teses, dissertações e preprints.
- Todos os trabalhos devem ser submetidos pelo sistema de submissão (ScholarOne Manuscripts) e deverão ter o código ORCID do(s) autor(es) e a contribuição de autoria com base nos critérios do CRediT. A revista não recebe artigos enviados por outros meios.
- Dois é número máximo de artigos que podem ser submetidos por autor no período de um ano, independentemente da posição de autoria.
- O número máximo de autores por artigo é 5; não serão permitidas alterações (inclusão e substituição) na autoria dos artigos após as etapas desk review e double-blind review.
- Todos os artigos aprovados para publicação na RAP deverão ser traduzidos na sua versão final pelo(s) autor(es). As submissões podem ser redigidas em português (com tradução para o inglês); inglês (com tradução para o português) e espanhol (com tradução para o inglês). Será atribuído o Digital Object Identifier (DOI) nas duas versões dos artigos.
Taxa de APCs
A RAP não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges - APC), taxa de submissão, ou taxa de publicação de artigos aos autores.
Política de plágio
A RAP utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check) nos artigos submetidos ao periódico.
Política de Acesso Aberto (Open Journal Systems - OJS)
O portal utiliza o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a Licença Pública Geral (General Public License - GNU).
Revisão por pares (Peer review)
Os artigos aprovados na fase de desk review serão submetidos à avaliação double-blind peer review (sem a identificação de autoria e sem a identificação de pareceristas), sendo analisados por, pelo menos, dois pareceristas de forma anônima e com emissão dos pareceres. O fluxograma editorial da RAP está disponível em para visualização aqui.
As seções publicadas na RAP
1. Artigo Original: artigos originais (nacionais e internacionais) de orientação empírico teórica.
2. Calls For Papers: seções temáticas com chamadas específicas para submissão de trabalhos.
3. Invited: artigos convidados, notas e comentários sobre temas da atualidade.
4. Fórum: Perspectivas Práticas: são veiculados trabalhos de interesse prático, importantes do ponto de vista da perspectiva prática do setor público.
Formato de apresentação para “Fórum: Perspectivas Práticas”
- O manuscrito deve ter até 4.000 palavras incluindo os resumos, títulos e palavras-chaves nos três idiomas, ilustrações (quadros, tabelas, gráficos e outros), referências bibliográficas e notas de rodapé (evitar o uso);
- Resumos em português, espanhol e inglês com no mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras cada um, títulos com até 12 palavras cada e indicação de até cinco palavras-chave nos três idiomas.
- Notas de rodapé: deve-se restringir sua utilização e evitar notas longas.
- Ilustrações (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros): a identificação deverá aparecer na parte superior, precedida da palavra designada (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e do respectivo título. Na parte inferior da ilustração, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, ainda que seja elaboração do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto. A qualidade da imagem da(s) ilustração(ões) deve estar em alta definição para visualização e leitura, assim como o tamanho da fonte utilizada.
- Formatação do texto: espaçamento entre linhas 1,5 pts; fonte Times New Roman 12; margens superior e inferior de 2,5 cm e esquerda e direita de 3,0 cm; formato do papel no tamanho A4 (29,7 x 21 cm).
- Elaboração de citações e referências bibliográficas: conforme as normas APA (American Psychological Association).
- Deve-se evitar qualquer identificação do(s) autor(es) direta ou indiretamente no início ou ao longo do texto do artigo.
- Enviar o trabalho em arquivo Word através do sistema de submissão (ScholarOne Manuscripts).
- É necessário baixar, preencher e incluir na submissão o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta: por meio deste formulário os autores informam o periódico sobre a conformidade do manuscrito com as práticas de comunicação da Ciência Aberta.
Formato de apresentação para demais artigos
- Ter entre 6.000 e 8.000 palavras incluindo os resumos, títulos e palavras-chaves, ilustrações (quadros, tabelas, gráficos e outros), referências bibliográficas e notas de rodapé (evitar o uso).
- Resumos em português, espanhol e inglês com no mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras cada um, títulos com até 12 palavras cada e indicação de até cinco palavras-chave nos três idiomas.
- Notas de rodapé: deve-se restringir sua utilização e evitar notas longas.
- Ilustrações (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros): a identificação deverá aparecer na parte superior, precedida da palavra designada (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e do respectivo título. Na parte inferior da ilustração, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, ainda que seja elaboração do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto. A qualidade da imagem da(s) ilustração(ões) deve estar em alta definição para visualização e leitura, assim como o tamanho da fonte utilizada.
- Formatação do texto: espaçamento entre linhas 1,5 pts; fonte Times New Roman 12; margens superior e inferior de 2,5 cm e esquerda e direita de 3,0 cm; formato do papel no tamanho A4 (29,7 x 21 cm).
- Elaboração de citações e referências bibliográficas: conforme as normas APA (American Psychological Association).
- Deve-se evitar qualquer identificação do(s) autor(es) direta ou indiretamente no início ou ao longo do texto do artigo.
- Enviar o trabalho em arquivo Word através do sistema de submissão (ScholarOne Manuscripts).
- É necessário baixar, preencher e incluir na submissão o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta: por meio deste formulário os autores informam o periódico sobre a conformidade do manuscrito com as práticas de comunicação da Ciência Aberta.