Todos os artigos publicados na Revista de Administração Pública (RAP) são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Taxa de APC's

A RAP não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges - APC), taxa de submissão, ou taxa de publicação de artigos aos autores.

Política Editorial

Todos os trabalhos submetidos à apreciação da RAP devem ser inéditos (nacional e internacionalmente), não estando sob consideração para publicação e/ou publicado em nenhum outro periódico, excetuando-se trabalhos apresentados em congressos científicos, teses, dissertações e preprints (e.g. SciELO PreprintsScienceOpen e SSRN). Para maiores informações sobre a política editorial da RAP clique aqui.

Política de Plágio

A RAP utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check) nos artigos submetidos ao periódico.

Normas Éticas e Código de Conduta

O processo editorial da RAP, desde a submissão do manuscrito até a sua aprovação para publicação, envolve diversas partes. Assim, mostra-se indispensável o cumprimento das normas éticas aplicadas pelo periódico em todas as fases do processo editorial. Para maiores informações sobre as ações aplicadas pelo periódico em consonância com as normas éticas clique aqui.

Política de Acesso Aberto

O portal utiliza o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a Licença Pública Geral (General Public License - GNU). Para maiores informações sobre a política de acesso aberto da revista clique aqui.

Avaliação pelos Pares

Todos os artigos submetidos são lidos pelo editor-chefe e pelos editores adjuntos, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial da revista e poderão rejeitar o artigo – sem a necessidade de apresentar pareceres – que não estejam próximos da fronteira teórico-empírica das temáticas públicas ou que não respeitam os princípios e diretrizes básicos de comunicação acadêmica responsável. Num segundo momento, dois avaliadores analisam o artigo em sistema de revisão por pares duplo-cego (double-blind peer review), fazem comentários e oferecem, quando relevantes, sugestões de melhoria. Esta etapa poderá envolver reavaliações contínuas, no intuito de reunir esforços para o aprimoramento dos trabalhos. Caso não haja consenso, o artigo será enviado para mais de um avaliador. Caso o artigo seja aceito para a publicação a RAP disponibilizará, mediante autorização, um relatório (Peer Review Report) contendo os pareceres e a identificação dos avaliadores. O fluxograma editorial da revista está disponível para visualização aqui.

Disponibilidade de Dados e Materiais de Pesquisa

A RAP recomenda que os autores disponibilizem os dados (Open Data) e os materiais de pesquisa (Open Materials) em repositórios de dados (e.g. Zenodo, Mendeley Data e Harvard Dataverse), contribuindo para o armazenamento, acesso e compartilhamento de dados. Também recomendamos que os dados utilizados (seus ou de terceiros) sejam citados e incluídos nas referências. Todos os artigos publicados na revista irão conter uma declaração de disponibilidade dos dados (se o conjunto de dados referente à pesquisa está disponível e onde acessá-lo).

Publicação Bilíngue

Todos os artigos aprovados para publicação na RAP deverão ser traduzidos na sua versão final pelo(s) autor(es). As submissões podem ser redigidas em português (com tradução para o inglês); inglês (com tradução para o português) e espanhol (com tradução para o inglês). Será atribuído o Digital Object Identifier (DOI) nas duas versões dos artigos.

Quantidade de Autores

O número máximo de autores por artigo é cinco, não sendo permitidas alterações (inclusão ou substituição) na autoria dos artigos após as etapas desk review e double-blind review.

Quantidade de Submissões

A revista limita o número de envio de artigos, por autor, a duas submissões por ano, independentemente de sua posição na autoria.

Envio de Manuscritos

Todos os manuscritos devem ser submetidos pelo sistema de submissão (ScholarOne Manuscripts) e deverão ter o código ORCID do(s) autor(es) e a contribuição de autoria com base nos critérios do CRediT. A revista não aceitará o envio de manuscritos por outros meios.

As Seções Publicadas na RAP

1. Artigo Original: artigos nacionais e internacionais de orientação empírico teórica. 

2. Chamadas de Trabalho: seções temáticas com chamadas específicas para submissão de trabalhos. As Chamadas de Trabalho serão previamente divulgadas pela revista e, quando disponíveis, aparecerão aqui

3. Artigo Convidado: artigos convidados, apresentações, notas e comentários sobre temas da atualidade. 

4. Fórum: Perspectivas Práticas: são veiculados trabalhos de interesse prático, importantes do ponto de vista da perspectiva prática do setor público.

Formato de Apresentação para "Fórum: Perspectivas Práticas"

O manuscrito deve ter até 4.000 palavras incluindo os resumos, títulos e palavras-chaves nos três idiomas, ilustrações (quadros, tabelas, gráficos e outros), referências bibliográficas e notas de rodapé (evitar o uso).

Resumos com no mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras (cada idioma), títulos com até 12 palavras (cada idioma) e indicação de 3 a 5 palavras-chave (cada idioma).

Notas de rodapé: evite o uso de notas de rodapé. Ao invés disso, recomenda-se incluir uma explicação extensa no corpo do texto.

Ilustrações (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros): a identificação deverá aparecer na parte superior, precedida da palavra designada (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e do respectivo título. Na parte inferior da ilustração, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, ainda que seja elaboração do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto. A qualidade da imagem da(s) ilustração(ões) deve estar em alta definição para visualização e leitura, assim como o tamanho da fonte utilizada.

Formatação do texto: espaçamento entre linhas 1,5 pts; fonte Times New Roman 12; margens superior e inferior de 2,5 cm e esquerda e direita de 3,0 cm; formato do papel no tamanho A4 (29,7 x 21 cm).

Elaboração de citações e referências bibliográficas: conforme a 7ª edição das normas da American Psychological Association (APA).

Deve-se evitar qualquer identificação do(s) autor(es) direta ou indiretamente no início ou ao longo do texto do artigo.

Enviar o trabalho em arquivo Word através do sistema de submissão (ScholarOne Manuscripts).

É necessário baixar, preencher e incluir na submissão o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta: por meio deste formulário os autores informam o periódico sobre a conformidade do manuscrito com as práticas de comunicação da Ciência Aberta.

Formato de Apresentação para Demais Artigos

Ter entre 6.000 e 8.000 palavras incluindo os resumos, títulos e palavras-chaves, ilustrações (quadros, tabelas, gráficos e outros), referências bibliográficas e notas de rodapé (evitar o uso).

Resumos com no mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras (cada idioma), títulos com até 12 palavras (cada idioma) e indicação de 3 a 5 palavras-chave (cada idioma).

Notas de rodapé: evite o uso de notas de rodapé. Ao invés disso, recomenda-se incluir uma explicação extensa no corpo do texto.

Ilustrações (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros): a identificação deverá aparecer na parte superior, precedida da palavra designada (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e do respectivo título. Na parte inferior da ilustração, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, ainda que seja elaboração do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto. A qualidade da imagem da(s) ilustração(ões) deve estar em alta definição para visualização e leitura, assim como o tamanho da fonte utilizada.

Formatação do texto: espaçamento entre linhas 1,5 pts; fonte Times New Roman 12; margens superior e inferior de 2,5 cm e esquerda e direita de 3,0 cm; formato do papel no tamanho A4 (29,7 x 21 cm).

Elaboração de citações e referências bibliográficas: conforme a 7ª edição das normas da American Psychological Association (APA).

Deve-se evitar qualquer identificação do(s) autor(es) direta ou indiretamente no início ou ao longo do texto do artigo.

Enviar o trabalho em arquivo Word através do sistema de submissão (ScholarOne Manuscripts).

É necessário baixar, preencher e incluir na submissão o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta: por meio deste formulário os autores informam o periódico sobre a conformidade do manuscrito com as práticas de comunicação da Ciência Aberta.