⮞ Informações básicas

A Revista de Administração Pública (RAP) tem como missão principal publicar estudos de alta qualidade acadêmica na área de Administração e Políticas Públicas, explorando suas interfaces com Teorias Organizacionais, Ciência Política, Economia, Estudos Urbanos ou Relações Internacionais. Seu principal lócus empírico é o contexto brasileiro e, mais amplamente, ibero-americano, mas trabalhos de outros contextos também são bem-vindos. A RAP conta com ampla audiência de leitores acadêmicos e práticos e privilegia artigos que aproximem a teoria da prática.

Buscando sua crescente internacionalização, a RAP conta com uma seleta equipe editorial internacional e nacional, reconhecida por sua relevância na área de Administração e Políticas Públicas.

A abreviatura de seu título é Rev. Adm. Pública, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, em referências e legendas bibliográficas.

⮞ Avaliação pelos pares

Todos os trabalhos submetidos à apreciação da RAP devem ser inéditos (nacional e internacionalmente), não estando sob consideração para publicação e/ou publicado em nenhum outro periódico, excetuando-se trabalhos apresentados em congressos científicos, teses, dissertações e preprints. A revista segue as diretrizes básicas da Comissão de Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e recomenda sua leitura atenta. Todos os artigos submetidos são lidos pelo editor-chefe e pelos editores adjuntos, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial da revista e poderão rejeitar o artigo – sem a necessidade de apresentar pareceres – que não estejam próximos da fronteira teórico-empírica das temáticas públicas ou que não respeitam os princípios e diretrizes básicos de comunicação acadêmica responsável. Num segundo momento, dois avaliadores analisam o artigo em sistema de revisão por pares duplo-cego (double-blind peer review), fazem comentários e oferecem, quando relevantes, sugestões de melhoria. Esta etapa poderá envolver reavaliações contínuas, no intuito de reunir esforços para o aprimoramento dos trabalhos. Caso não haja consenso, o artigo será enviado para mais avaliadores. Depois de aprovado pelo corpo científico da revista, o artigo é submetido à edição, onde passa por revisão ortográfica e gramatical além da verificação das normas APA (American Psychological Association). A versão final é enviada ao(s) autor(es) para a sua aprovação formal antes de ser publicado, não sendo aceita qualquer modificação posterior. Após esta aprovação, será solicitado ao(s) autor(es) a tradução do artigo. Depois da finalização desta etapa, o artigo segue para a publicação eletrônica no portal da revista e para as bases de indexação.

⮞ Conformidade com a Ciência Aberta

A Ciência Aberta (Open Science), visa promover a abertura e o compartilhamento do conhecimento científico entre a comunidade científica de diversos países e a sociedade em geral. Ao facilitar o acesso ao conhecimento científico, busca-se estimular a cooperação, a reutilização de dados e a inclusão de todas as partes interessadas. Procurando promover as práticas de Ciência Aberta, a RAP se alinha as seguintes práticas:

Disponibiliza seu conteúdo em acesso aberto (Open Access);
Não cobra taxa de editoração, submissão, ou publicação aos autores (Article Processing Charges - APC);
Aceita a submissão de manuscritos já disponibilizados em servidores preprints confiáveis (como, por exemplo, SciELO Preprints, ScienceOpen e SSRN);
Recomenda que os autores disponibilizem os dados (Open Data) e os materiais de pesquisa (Open Materials) em repositórios de dados (como, por exemplo, Zenodo, Mendeley Data e Harvard Dataverse);
Exige a inclusão da identificação única ORCID de todos os autores nas afiliações;
Exige que artigos informem a contribuição de cada autor segundo o padrão CRediT (Contributor Roles Taxonomy);
Publica o nome do editor-chefe e do editor ajunto responsáveis pelo processo de peer review em todos os artigos;
Oferece aos pareceristas responsáveis pelo processo de avaliação a opção de abertura das identidades e publicação dos pareceres;
Publica em cada edição – mediante autorização – os relatórios de revisão por pares (Peer Review Report) contendo a identificação e os pareceres dos pareceristas;
Realiza a publicação em fluxo contínuo (limitando-se a seis edições por ano), modalidade que se aplica aos artigos já editados tão logo estejam em sua versão final, ou seja, não ficam à espera de composição de um número ou edição do periódico;
Publica em todos os artigos aprovados a declaração de disponibilidade dos dados associados ao manuscrito, exceto em casos especiais.