A nova administração pública e mudanças organizacionais
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Resumo
Um conjunto de idéias administrativas, rotulado por muitos autores como nova administração pública (NAP), vem provocando mudanças em organizações do setor público em muitos países ao redor do mundo. No que tange às mudanças intra-organizacionais, a principal tônica da NAP tem sido o restabelecimento da primazia de princípios gerenciais (baseados em conceitos modernos de administração do setor privado) sobre o modelo burocrático tradicional. Neste contexto, a principal questão que se levanta é: quais mudanças são necessárias dentro das organizações públicas para que os princípios dessa administração gerencial sejam mais efetivamente assimilados pela organização? Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que, baseada na teoria de sistemas, analisou as mudanças em três importantes aspectos organizacionais (cultura, estrutura e sistemas de recompensa) e avaliou a extensão na qual estas são reforçadas pelas mudanças nos outros componentes organizacionais. Mediante a análise quantitativa da correlação entre as respostas aos questionários aplicados numa amostra probabilística de servidores de uma organização pública brasileira, a pesquisa concluiu que as mudanças nesses três aspectos são significantemente correlacionadas entre si. Dessa forma, para que a cultura gerencial da NAP, por exemplo, seja efetivamente assimilada pela organização, mudanças nos outros elementos organizacionais serão também necessárias.
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Como Citar
Seabra, S. N. (2001). A nova administração pública e mudanças organizacionais. Revista De Administração Pública, 35(4), 19 a 43. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/6394
Edição
Seção
Artigos
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