Iseb, uma escola de governo: desenvolvimentismo e a formação de técnicos e dirigentes

Conteúdo do artigo principal

Sergio Wanderley

Resumo

Este artigo investiga a atuação do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb) como instituição federal de ensino e pesquisa com base no conceito de desenvolvimentismo da área de história do pensamento econômico brasileiro (HPEB). O desenvolvimentismo é o fio condutor para a investigação historiográfica utilizada nesta pesquisa. O Iseb atuou como uma escola de governo que, através do seu Curso Regular, formou técnicos e dirigentes em nível de pós-graduação, e produziu pesquisas que embasaram políticas públicas. Técnicos e dirigentes era a designação dada aos gestores públicos na época. As proposições do Iseb fazem parte da tradição do pensamento social crítico brasileiro e influenciaram a administração pública, tanto na formação de profissionais quanto nas decisões de dirigentes. Destarte, o Iseb está inserido na história da educação em administração e o resgate de sua atuação como uma escola de governo, que atuou de forma autônoma e independente, pode colaborar para a discussão atual — e perene — sobre o papel do Estado e, em particular, do administrador público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Wanderley, S. (2016). Iseb, uma escola de governo: desenvolvimentismo e a formação de técnicos e dirigentes. Revista De Administração Pública, 50(6), 913–936. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/64708
Seção
Artigos