Uso de indicadores da qualidade para avaliação de prestadores de serviços públicos de odontologia: um estudo de caso

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Schelle Aldrei de Lima Da Soller
Gilsée Ivan Regis Filho

Resumo

Qualidade é um tema muito discutido, tendo em conta a grande concorrência, anecessidade de conter custos e a maior exigência dos clientes. Exigência esta que seestende a todos os tipos de serviços, inclusive os serviços de saúde. No entanto, nãobasta apenas dizer que se presta um atendimento de qualidade; é preciso avaliá-lae esta avaliação pode ser realizada pelo uso dos Indicadores da Qualidade, que emsaúde são categorizados em três grupos: Estrutura, Processo e Resultado. Desta forma,este trabalho se propôs avaliar um serviço público de odontologia com a utilizaçãode um Indicador da Qualidade de cada categoria. Sendo “horas de treinamento oucursos fornecidos pela instituição/cirurgião-dentista/ano” o Indicador de Estruturaselecionado, “cuidados com biossegurança” o de Processo e “satisfação do prestador”o de Resultado. Conclui-se que os indicadores aplicados são excelentes instrumentosde avaliação e fonte de dados para planejamento de um serviço de odontologia.

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Como Citar
Soller, S. A. de L. D., & Regis Filho, G. I. (2011). Uso de indicadores da qualidade para avaliação de prestadores de serviços públicos de odontologia: um estudo de caso. Revista De Administração Pública, 45(3), 591 a 610. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7010
Seção
Artigos