Os estágios de aprendizagem de auditores fiscais no contexto da prática profissional

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Antonio Soares Neto
Anielson Barbosa da Silva

Resumo

O artigo identifica os estágios de aprendizagem do auditor fiscal da Secretaria de Estado da Receita daParaíba no contexto da prática profissional. A crescente demanda social por serviços e agentes públicosmais qualificados torna relevante compreender como se efetiva a aprendizagem profissional dessesagentes públicos. O lastro teórico desta pesquisa se situa no campo da aprendizagem organizacional,com ênfase para a aprendizagem contextualizada na ação profissional e para o papel da experiênciae da reflexão. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, norteada pelo paradigma interpretativo,concebendo-se a realidade como socialmente construída. O método de pesquisa é o da história oraltemática. As histórias das experiências e reflexões revelaram que os auditores aprendem inicialmenteno curso preparatório, prosseguindo no contexto da prática, no convívio com os auditores veteranos,na vivência de práticas profissionais coletivas, no pertencimento à comunidade de prática, no refletirsobre as práticas, individuais e coletivas, no enfrentamento de situações inéditas, revelando um processode aprendizagem complexo e dinâmico. Também revelaram que o auditor desempenha “papéis”no processo de sua aprendizagem.

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Como Citar
Neto, A. S., & Silva, A. B. da. (2012). Os estágios de aprendizagem de auditores fiscais no contexto da prática profissional. Revista De Administração Pública, 46(3), 841 a 863. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7115
Seção
Artigos

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