Modelo de ciclo de vida de empreendimentos sociais

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Alexandre Meira de Vasconcelos
Álvaro Guillermo Rojas Lezana

Resumo

Este artigo apresenta um modelo de ciclo de vida de empreendimentos sociais. Os dados primários foram obtidos em entrevistas com fundadores de 10 empreendimentos sociais de Curitiba (PR) acerca da história de vida da organização. A análise qualitativa dos dados identificou cinco etapas de evolução (Ação Social, Associação, Visibilidade Social, Rede Social e Representatividade Social) com, respectivamente, seis momentos de crise que determinam a passagem para uma etapa posterior (Desequilíbrio Social, Identidade, Foco, Controle, Responsabilização e Ética). O estudo reafirma as diferenças entre o empreendedorismo social e o privado e justifica o tratamento diferenciado entre eles. O modelo pode subsidiar a decisão dos gestores sobre o futuro da organização, bem como de financiadores públicos e privados, gestores de redes sociais, pesquisadores, consultores, administradores públicos, entre outros stakeholders, e abre caminho para outros estudos sobre o tema.

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Como Citar
de Vasconcelos, A. M., & Lezana, Álvaro G. R. (2012). Modelo de ciclo de vida de empreendimentos sociais. Revista De Administração Pública, 46(4), 1037 a 1058. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7123
Seção
Artigos