Mapeando o centro de governo na América Latina e Caribe: uma tipologia

Conteúdo do artigo principal

João V. Guedes-Neto
https://orcid.org/0000-0001-6881-1166

Resumo

Há duas décadas atrás, Bardach (1998, p. 4) afirmou um problema central da administração pública: “As agências cooperam? Claro que não!” Uma das soluções identificadas por acadêmicos e praticantes tem sido o centro de governo (CdG), isto é, organizações criadas por oficiais eleitos para facilitar a cooperação interministerial para o desenho e implementação de políticas públicas. Originalmente desenvolvidas em sistemas parlamentares europeus e no centro presidencial de Franklin Roosevelt nos Estados Unidos, o CdG ganhou momentum na América Latina e no Caribe (ALC) recentemente após um esforço coletivo entre o BID e a OCDE. Este artigo mapeia o caminho histórico e o desenho institucional atual das organizações no CdG em 27 países da ALC. O resultado de uma coleção exaustiva de dados é uma tipologia com cinco dimensões e 15 tipos ideais com o potencial de auxiliar pesquisadores e praticantes a entender melhor como e porque estas organizações têm sido amplamente adotadas na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Guedes-Neto, J. V. (2021). Mapeando o centro de governo na América Latina e Caribe: uma tipologia. Revista De Administração Pública, 55(5), 1101–1123. https://doi.org/10.1590/0034-761220200858
Seção
Artigos

Referências

Alessandro, M., Lafuente, M., & Santiso, C. (2014). Governing to Deliver: Reinventing the Center of Government in Latin America and the Caribbean. Washington, DC: Inter-American Development Bank.

Allison, G. T. (1969). Conceptual Models and the Cuban Missile Crisis. The American Political Science Review, 63(3), 689-718.

Andrews, M., Pritchett, L., & Woolcock, M. (2013). Escaping Capability Traps Through Problem Driven Iterative Adaptation (PDIA). World Development, 51, 234-244.

Andrews, R., & Walle, S. V. (2013). New Public Management and Citizens’ Perceptions of Local Service Efficiency, Responsiveness, Equity and Effectiveness. Public Management Review, 15(5), 762-783.

Banco Interamericano de Desenvolvimento. (2020). Institutional Capacity of the State. Recuperado de https://www.iadb.org/en/sector/public-management

Baraona, R. E., & Herrera, J. C. (2011). El centro de gobierno: Lecciones de la experiencia chilena durante los gobiernos de la Concertación (1990- 2010). Estado, Gobierno, Gestión Pública: Revista Chilena de Administración Pública, 17, 137-191.

Barber, M. (2016). How to Run a Government So That Citizens Benefit and Taxpayers Don’t Go Crazy. London, UK: Penguin.

Bardach, E. (1980). On Designing Implementable Programs. In G. Majone, & E. S. Quade (Eds.), Pitfalls of Analysis. New York, NY: John Wiley & Sons.

Bardach, E. (1998). Getting agencies to work together: the practice and theory of managerial craftsmanship. Washington, DC: Brookings Institution Press.

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Coimbra, Portugal: Edições 70.

Bonvecchi, A., & Scartascini, C. (2014). The Organization of the Executive Branch in Latin America: What We Know and What We Need to Know. Latin American Politics & Society, 56(1), 144-165.

Brower, R. S., & Abolafia, M. Y. (1997). Bureaucratic Politics: The View from Below. Journal of Public Administration Research and Theory, 7(2), 305-331.

Cavalcante, P., & Batista, M. (2019). Composição e evolução do núcleo de governo no presidencialismo brasileiro. In P. Cavalcante, & A. Gomide (Eds.), O Presidente e seu Núcleo de Governo: A coordenação do Poder Executivo (pp. 59-87). Brasília, DF: IPEA.

Cavalcante, P., Gomide, A. A., & Barbosa, S. (2019). A coordenação de programas prioritários sob a perspectiva do núcleo do governo federal (2007- 2014) (Texto para Discussão, No. 2440). Brasília, DF: IPEA. Recuperado de https://www.econstor.eu/handle/10419/211392

Christensen, T., & Lægreid, P. (2007). The whole-of-government approach to public sector reform. Public Administration Review, 67(6), 1059-1066.

Cohen, M. D., March, J. G., & Olsen, J. P. (1972). A Garbage Can Model of Organizational Choice. Administrative Science Quarterly, 17(1), 1-25.

Costa, F. L. (2008). Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas. Revista de Administração Pública, 42(5), 829-874.

Coutinho, M. E. (2018). De la periferia al centro. El derrotero institucional de la Jefatura de Gabinete de Ministros en la Presidencia argentina. GIGAPP Estudios Working Papers, 5(98-110), 477-492.

Cowen, T. (2009, junho). Does Technology Drive The Growth of Government? Fairfax, VA: George Mason University.

Dickinson, M. J. (1996). Bitter Harvest: FDR, Presidential Power and the Growth of the Presidential Branch. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Downs, A. (1967). Inside Bureaucracy. Boston, MA: Little Brown.

Fleischmann, R. S. (2019). Auditoria operacional: Uma nova classificação para os resultados de seus monitoramentos. Revista de Administração Pública, 53(1), 23-44.

Franco, P. A. (2012). La administración presidencial y el control de la burocracia. Revista de Derecho Público, 76, 149-168.

Graham, E. R., Shipan, C. K., & Volden, C. (2013). The Diffusion of Policy Diffusion Research in Political Science. British Journal of Political Science, 43(3), 673-701.

Hamburger, P., Stevens, B., & Weller, P. (2011). A Capacity for Central Coordination: The Case of the Department of the Prime Minister and Cabinet. Australian Journal of Public Administration, 70(4), 377-390.

Hamburger, P., & Weller, P. (2012). Policy Advice and a Central Agency: The Department of the Prime Minister and Cabinet. Australian Journal of Political Science, 47(3), 363-376.

Hayek, F. (1997). The Nature and History of the Problem. In B. Caldwell (Ed.), Socialism and War. Carmel, IN: Liberty Fund.

Higgs, R. (2013). Crisis and Leviathan: Critical Episodes in the Growth of American Government. Oakland, CA: Independent Institute.

Huntington, S. P. (2006). Political Order in Changing Societies. New Haven, CT: Yale University Press.

Husted, T. A., & Kenny, L. W. (1997). The Effect of the Expansion of the Voting Franchise on the Size of Government. Journal of Political Economy, 105(1), 54-82.

Jefatura de Gabinete de Ministros. (2020, agosto 14). Gabinete de Ciudadanía: Profundización de políticas públicas para el bienestar social. Recuperado de https://www.argentina.gob.ar/noticias/gabinete-de-ciudadania-profundizacion-de-politicas-publicas-para-el-bienestar-social

Johnson, R. T. (1974). Managing the White House. New York, NY: Harper & Row.

Kalkman, J. P., & Groenewegen, P. (2019). On Frontline Workers as Bureau-Political Actors: The Case of Civil–Military Crisis Management. Administration & Society, 51(7), 1148-1170.

Kau, J. B., & Rubin, P. H. (1981). The Size of Government. Public Choice, 37(2), 261-274.

Lagunes, P. F., & Svejnar, J. (2020). Corruption and the Lava Jato Scandal in Latin America. London, UK: Routledge.

Lanzaro, J. (2016). El Centro Presidencial en Uruguay: 2005-2015. Revista Uruguaya de Ciencia Política, 25(2), 121-142.

Levine, C. H. (1986). The Federal Government in the Year 2000: Administrative Legacies of the Reagan Years. Public Administration Review, 46(3), 195-206.

March, J. G., & Olsen, J. P. (1989). Rediscovering Institutions: The Organizational Basis of Politics. Springfield, Ohio: Collier Macmillan Publishers.

Marsh, D., & Sharman, J. C. (2009). Policy diffusion and policy transfer. Policy Studies, 30(3), 269-288.

McCulloch, G. (2004). Documentary Research: In Education, History and the Social Sciences. Oxfordshire, UK: Taylor & Francis.

Mejía-Guinand, L. B., Botero, F., & Solano, A. (2018). Agency Loss and the Strategic Redesign of the Presidential Office in Colombia. Latin American Politics & Society, 60(3), 96-118.

Milanesi, A., & Gadea, V. (2017). Desarrollo institucional y caracterización del centro de gobierno en Uruguay. Revista Uruguaya de Ciencia Política, 26(2), 103-125.

Niskanen, W. (1971). Bureaucracy and representative government. Chicago, IL: Aldine-Atherton.

Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. (2018). Active with Latin America and the Caribbean. Recuperado de http://www.oecd.org/latin-america/Active-with-Latin-America-and-the-Caribbean.pdf

Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. (2020). Government at a Glance: Latin America and the Caribbean 2020. Recuperado de https://www.oecd.org/publications/government-at-a-glance-latin-america-and-the-caribbean-2020-13130fbb-en.htm

Paes de Paula, A. P. (2005). Administração Pública Brasileira entre o Gerencialismo e a Gestão Social. Revista de Administração de Empresas, 45(1), 36-49.

Painter, M. (1981). Central Agencies and the Coordination Principle. Australian Journal of Public Administration, 40(4), 265-280.

Palacios, C., & Jofré, H. (2016). Permanencia de agentes clave en el Centro de Gobierno. El caso chileno (1990-2014). Revista Enfoques: Ciencia Política y Administración Pública, 14(24), 91-119.

Peters, B. G., Dahlström, C., & Pierre, J. (2011). Steering from the Centre: Strengthening Political Control in Western Democracies. Toronto, Canada: University of Toronto Press.

Peters, B. G., & Pierre, J. (2000). Citizens Versus the New Public Manager: The Problem of Mutual Empowerment. Administration & Society, 32(1), 9-28.

Peters, B. G., & Savoie, D. J. (1996). Managing Incoherence: The Coordination and Empowerment Conundrum. Public Administration Review, 56(3), 281-290.

Prebisch, R. (1962). The Economic Development of Latin America and its Principal Problems. Economic Bulletin for Latin America, 7(1), 1-22.

Presidencia de Uruguay. (2019, fevereiro 18). Poder Ejecutivo realizó más de 70 Consejos de Ministros abiertos en todos los departamentos de Uruguay. Recuperado de https://www.presidencia.gub.uy/comunicacion/comunicacionnoticias/consejo-ministros-abierto-pueblo-centenario-durazno

Pressman, J., & Wildavsky, A. (1984). Implementation: How Great Expectations in Washington are Dashed in Oakland (3a ed.). Los Angeles, CA: University of California Press.

Preston, T., & Hart, P. (1999). Understanding and Evaluating Bureaucratic Politics: The Nexus Between Political Leaders and Advisory. Political Psychology, 20(1), 49-98.

Sartori, G. (1970). Concept Misformation in Comparative Politics. American Political Science Review, 64(4), 1033-1053.

Savoie, D. J. (1999). Governing from the Centre: The Concentration of Power in Canadian Politics. Toronto, Canada: University of Toronto Press.

Seldon, A., & Meakin, J. (2016). The Cabinet Office, 1916–2018: The Birth of Modern Government. London, UK: Biteback Publishing.

Sharman, J. C. (2008). Power and Discourse in Policy Diffusion: Anti-Money Laundering in Developing States. International Studies Quarterly, 52(3), 635-656.

Shipan, C. R., & Volden, C. (2012). Policy Diffusion: Seven Lessons for Scholars and Practitioners. Public Administration Review, 72(6), 788-796.

Yeend, G. J. (1979). The Department of the Prime Minister and Cabinet in Perspective. Australian Journal of Public Administration, 38(2), 133-150.