Impacto das variáveis socioeconômicas no desempenho do Enem: uma análise espacial e sociológica

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Rafael Oliveira Melo
https://orcid.org/0000-0002-4570-1375
Anne Caroline de Freitas
https://orcid.org/0000-0002-0898-074X
Eduardo de Rezende Francisco
https://orcid.org/0000-0001-8895-2089
Marcelo Tadeu Motokane
https://orcid.org/0000-0002-8597-6832

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar variáveis com maior impacto no desempenho dos municípios no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto para a prova objetiva quanto para a redação, com base em técnicas de estatística espacial, que permite analisar a dinâmica da influência territorial, e da perspectiva da sociologia da educação. Pretende-se mensurar o grau de importância de cada categoria de variáveis para a média e a variância das notas do Enem. Para isso, utilizam-se modelos estatísticos e geoespaciais, como regressão linear múltipla e regressão espacial, a partir do Enem de 2018. Para a prova objetiva, variáveis como o percentual de estudantes com bolsa, renda, raça, escolaridade e nível instrucional da mãe são fatores relevantes para o desempenho e a dispersão das notas dos estudantes de cada município. Para a redação, as variáveis são similares às da prova objetiva, mas com menor impacto na média e na dispersão das notas. Esse fator explicativo aumenta quando introduzimos um componente espacial no modelo para as notas de redação, indicando que outros fatores regionais, diferentes dos socioeconômicos, impactam o desempenho e a dispersão dos municípios. Os resultados reforçam os estudos da sociologia da educação, ao destacarem as disparidades socioeconômicas refletidas no desempenho estudantil, fundamentos da reprodução escolar das desigualdades mencionadas por Bourdieu (1998, 2008, 2009). Estudos com essa perspectiva integrada são relevantes para o entendimento da influência no nível da localidade dos municípios, podendo evidenciar lacunas específicas, direcionando e influenciando ações públicas visando à superação das desigualdades.

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Como Citar
Melo, R. O., Freitas, A. C. de, Francisco, E. de R., & Motokane, M. T. (2021). Impacto das variáveis socioeconômicas no desempenho do Enem: uma análise espacial e sociológica. Revista De Administração Pública, 55(6), 1271–1294. https://doi.org/10.1590/0034-761220200843
Seção
Artigos

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