A escolha dos alunos no domínio das ciências agrárias: ensino universitário ou ensino politécnico

Autores

  • Isabel Ribeiro
  • António Fernandes

Palavras-chave:

Ensino superior português, Ciências agrárias, Logit, Escolha educacional

Resumo

Este estudo tem como objectivo identificar factores determinantes na decisão de escolha do tipo de ensino, e apoia-se em dados primários obtidos através da aplicação de um inquérito ao universo dos alunos que se inscreveram, pela primeira vez, no ano lectivo de 2003/2004, em cursos leccionados nas instituições/unidades orgânicas vocacionadas para o ensino das ciências agrárias. Obtiveram-se 61,3% de respostas utilizáveis, i.e., dos 909 inquéritos enviados, apenas 557 estavam devidamente preenchidos (sem lacunas, omissões ou incorrecções). Através da estimação do modelo «logit» de escolha binária, foram identificados como determinantes na decisão de escolha do tipo de ensino, factores pessoais como a idade, modos de vida e valores; factores de desempenho e académicos, nomeadamente a nota de acesso, motivos de candidatura ao Ensino Superior e atitudes perante o trabalho e os estudos; factores contextuais, designadamente o facto do indivíduo viver com os pais, a notoriedade da instituição, a existência de maior número de vagas; e, finalmente, «factores sócio-económicos», como o nível de rendimento mensal do agregado familiar.

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Publicado

2006-10-01

Como Citar

RIBEIRO, I.; FERNANDES, A. A escolha dos alunos no domínio das ciências agrárias: ensino universitário ou ensino politécnico. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 4, p. 42–50, 2006. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/79072. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos

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