Servidor estadual - Reajuste de salário - Lei Federal

Autores

  • Haroldo Ferraz da Nóbrega

DOI:

https://doi.org/10.12660/rda.v208.1997.46995

Resumo

Direito do Trabalho: legislação federal sobre reajuste de salário ("gatilho salarial"): incidência direta sobre as relações contratuais trabalhistas do Estado-membro e suas autarquias. 

No âmbito da competência privativa da União para legislar sobre Direito do Trabalho - que abrange as normas de reajuste salarial compulsório - a lei federal incide diretamente sobre as relações contratuais dos servidores dos Estados, dos Municípios e das respectivas autarquias: uma coisa é repelir - por força da autonomia do Estado ou da vedação de vinculações remunetarórias -, que a legislação local possa atrelar os ganhos dos servidores estaduais, estatutários ou não, a vencimentos da União ou índices federais de qualquer sorte. Outra coisa bem diversa é afirmar a incidência direta sobre os salários de servidores locais, regidos pelo Direito do Trabalho, de lei federal sobre reajustes salariais: aqui, o problema não é de vinculação; nem de usurpação ou renúncia indevida à autonomia do Estado; é, sim, de competência da União para legislar sobre Direito do Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1997-04-01

Como Citar

Nóbrega, H. F. da. (1997). Servidor estadual - Reajuste de salário - Lei Federal. Revista De Direito Administrativo, 208, 185–194. https://doi.org/10.12660/rda.v208.1997.46995

Edição

Seção

Jurisprudência dos Tribunais