Estudo de direito administrativo: uma metodologia e um relatório sobre novas pesquisas empíricas

Authors

  • Peter H. Schuck Yale Law School
  • E. Donald Elliott Yale Law School

DOI:

https://doi.org/10.12660/rda.v283.2024.91217

Keywords:

direito administrativo federal, estudo empírico, tendências, metodologia, descobertas

Abstract

Este artigo relata um estudo empírico concluído recentemente sobre algumas tendências gerais do direito administrativo federal. Apesar de o estudo completo ter sido publicado em outro lugar, também relatamos nossas conclusões aqui por dois motivos. Primeiro, esperamos ampliar o público desta pesquisa, especialmente entre os advogados administrativos em exercício. Acreditamos que o estudo oferece algumas perspectivas novas, importantes e intrigantes sobre várias questões: a mudança de estilo das decisões de apelação no direito administrativo; a evolução do direito administrativo desde meados da década de 1960; os padrões de remessas para órgãos administrativos; e os efeitos da decisão Chevron da Suprema Corte. Em segundo lugar, gostaríamos de chamar atenção especial para a metodologia de nosso estudo, na esperança de que outros pesquisadores a utilizem para investigar outras questões de interesse de advogados e acadêmicos da área administrativa. Este artigo, que consiste essencialmente em trechos do longo estudo publicado, está dividido em três partes. Na Parte I, apresentamos nosso estudo, situando-o em um contexto intelectual mais amplo. A Parte II descreve nossa metodologia de pesquisa. A Parte III resume as principais conclusões do estudo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Peter H. Schuck, Yale Law School

Simeon E. Baldwin Professor of Law, Yale Law School.

E. Donald Elliott, Yale Law School

Assistant Administrator and General Counsel, U.S. Environmental Protection Agency; Professor of Law, Yale Law School (on leave of absence).

Published

2024-08-02

How to Cite

Schuck, P. H., & Elliott, E. D. (2024). Estudo de direito administrativo: uma metodologia e um relatório sobre novas pesquisas empíricas. Administrative Law Review, 283(2), 17–45. https://doi.org/10.12660/rda.v283.2024.91217

Issue

Section

Articles