Ministério Público, judicialização e atuação extrajudicial em saúde

Autores/as

Palabras clave:

Ministério Público, judicialização da saúde, atuação judicial, atuação extrajudicial, direito à saúde

Resumen

Este artigo tem como objetivo identificar a atuação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) no processo de judicialização de saúde. Para isso, analisamos sua atuação judicial e extrajudicial e as estratégias utilizadas pelos seus membros no controle das políticas públicas de saúde. Adotamos os métodos quantitativo e qualitativo, realizando o levantamento de dados sobre o número da atuação judicial e extrajudicial, coleta de documentos e informações no site do MPSP e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, análise sistemática dos documentos e entrevistas semiestruturadas. Foi possível verificar que a judicialização representa apenas parte da atuação do MPSP na política em questão. Uma parte significativa dessa atuação acontece pela via extrajudicial, sem a interação da instituição com o Poder Judiciário. Constatamos que, em ambas as atuações, judicial e extrajudicial, o MPSP não privilegia direitos coletivos. No caso das ações civis públicas, o foco na tutela individual pode levar a grandes perdas na discussão sobre direitos coletivos; no caso da sua atuação extrajudicial, apesar de estar focada na tutela coletiva, não está direcionada ao acesso a direitos sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rayane Vieira Rodrigues, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. Doutoranda em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo de Fundação Getulio Vargas (EAESP).

Vanessa Elias de Oliveira, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, São Paulo.

Publicado

2022-10-31