Domínio de mercado na nova economia

Autores

  • Rafael Alves de Almeida Fundação Getulio Vargas - Escola de Direito do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

COMPETIÇÃO, PROCESSO COMPETITIVO, COMPETIÇÃO DINÂMICA, PODER DE MERCADO, POSIÇÃO DOMINANTE, INOVAÇÃO, MUDANÇA TECNOLÓGICA, DIREITO DA CONCORRÊNCIA, NOVA ECONOMIA, DOMÍNIO DE MERCADO, ESTRUTURA DE MERCADO, POLÍTICA DE COMPETIÇÃO

Resumo

O OBJETIVO DESTE ARTIGO É ANALISAR AS PRINCIPAIS QUESTÕES DE TEORIA DA COMPETIÇÃO QUE PODEM EMERGIR DAS INTERAÇÕES ENTRE PROCESSOS COMPETITIVOS, PODER DE MERCADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA NOVA ECONOMIA. EXAMINA-SE TANTO O PAPEL DINÂMICO DOS EMPREENDIMENTOS E MERCADOS NUM AMBIENTE DE INOVAÇÃO EM QUE AS POLÍTICAS DE COMPETIÇÃO ENVOLVEM, IMPLICITAMENTE, UMA ESCOLHA ENTRE CAMINHOS DE INOVAÇÃO ALTERNATIVOS, QUANTO A INTERAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE DOIS GRANDES CAMPOS DE ESTUDO, DIREITO E ECONOMIA, E SEU USO CONJUNTO PARA FORNECER UM QUADRO INTELECTUAL QUE FACILITE A COMPREENSÃO DE TEMAS DE DIREITO DA CONCORRÊNCIA. NA NOVA ECONOMIA, A INOVAÇÃO É RECONHECIDA COMO UM TRAÇO CENTRAL DA COMPETIÇÃO DE MERCADO, LOCALIZADA NO CORAÇÃO DO PROCESSO DE COMPETIÇÃO. HÁ VÁRIAS ABORDAGENS POSSÍVEIS DA COMPETIÇÃO DINÂMICA, MAS TODAS ELAS DEMONSTRAM O MESMO PONTO: SE OS AGENTES COMPETENTES POR ELABORAR POLÍTICAS PÚBLICAS QUISEREM TRATAR A INOVAÇÃO E A MUDANÇA COMO COMPONENTE CENTRAL DO PROCESSO DE COMPETIÇÃO, ELES PRECISAM DE NOVAS ABORDAGENS ANALÍTICAS QUE TRATEM ESSES FENÔMENOS COMO CENTRO DE SUAS PREOCUPAÇÕES E NÃO COMO UM ELEMENTO LATERAL DE SUAS ANÁLISES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-07-01

Edição

Seção

Artigos