A evolução da produção normativa da Receita Federal do Brasil (1988-2020): análise empírica e implicações regulatórias

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa empírica, Receita Federal do Brasil, produção normativa, regulação tributária, custos de conformidade

Resumo

O presente estudo consiste em uma pesquisa empírica de caráter quantitativo da produção normativa da Receita Federal do Brasil (RFB) entre os anos de 1988 e 2020. A partir de dados coletados do portal eletrônico da RFB referentes a 13.273 atos normativos, e utilizando técnicas de programação e processamento de linguagem natural, o artigo busca responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a dimensão da evolução da produção normativa da RFB ao longo do período indicado, seja em quantidade de normas produzidas, seja no que tange à extensão dos atos infralegais editados e à complexidade gerada para o sistema vigente? Os dados indicam não apenas um aumento expressivo do número de atos normativos publicados a cada ano, mas também um incremento da extensão média desses atos, sugerindo um processo de adensamento da rede de regulamentos que afetam o sistema tributário em nível federal. Os resultados sugerem também que a produção normativa da RFB vem se tornando crescentemente complexa, o que implica um significativo aumento do papel regulatório do órgão. Concomitantemente, essa expansão da regulação tributária federal interfere diretamente nos custos de conformidade tributária, e demanda, portanto, a adoção de instrumentos de análise e controle da produção normativa da RFB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Thevenard Gomes, Fundação Getulio Vargas, Escola de Direito do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutorando e mestre em Direito da Regulação pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO RIO). Professor e pesquisador do Centro de Pesquisa em Direito e Economia (CPDE) da FGV DIREITO RIO. MBA em Relações Internacionais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da FGV.

Luiz Felipe Monteiro Seixas, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Jurídicas, Faculdade de Direito do Recife, Recife, Pernambuco, Brasil

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Adjunto da UFPE.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Edição

Seção

Artigos