Escola Estadual Professor Odon Cavalcanti como o único contato social dos alunos: a descontinuidade da Escola da Família

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Lígia Forlano Fonseca
https://orcid.org/0009-0002-0866-4699
Marco Antonio Carvalho Teixeira
https://orcid.org/0000-0003-3298-8183

Resumo

[INTRODUÇÃO] No presente trabalho, a análise se concentra na compreensão das políticas públicas em um contexto educacional. Foi abordado como a formulação de políticas e os atores envolvidos nas decisões políticas se relacionam para criar estruturas de políticas públicas específicas. Neste contexto, foi enfocado o Programa Escola da Família, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que busca promover a participação social por meio da abertura de escolas estaduais para atividades culturais e educativas nos finais de semana. O programa tem como objetivo estreitar a relação entre escola e comunidade, proporcionando um ambiente acolhedor e participativo para os alunos. Através de atividades como oficinas, palestras e aulas de dança e música, busca-se a promoção da cultura de paz e a redução da violência na comunidade. Além disso, o programa oferece bolsas de estudo para universitários, incentivando o engajamento em projetos sociais e contribuindo para a formação dos alunos das escolas estaduais. A parceria entre governo, escolas e comunidade é fundamental para o sucesso do Programa Escola da Família. A abertura das escolas para atividades culturais e educativas estimula o envolvimento da população na vida escolar, promovendo a qualidade da educação oferecida e aumentando o engajamento dos alunos. Essa iniciativa demonstra como a participação social pode ser um poderoso instrumento para a construção de uma sociedade mais educada, participativa e solidária. Esta pesquisa visa contribuir para o entendimento das formas de participação social nas políticas públicas e para a compreensão do impacto do Programa na Escola Estadual Odon Cavalcanti sendo este o único contato social dos alunos além das aulas. [METODOLOGIA] O estudo foi realizado ao olhar de uma metodologia qualitativa, através de uma revisão bibliográfica e literária, além da análise de notícias atuais de modo a enriquecer e atualizar o trabalho realizado. [RESULTADOS] A descontinuidade do Programa Escola da Família na escola estadual Professor Odon Cavalcanti teve um impacto significativo na educação da região. Embora a educação seja uma construção social que vai além do ensino curricular, o programa buscava oferecer assistência integral aos estudantes, promovendo ambientes de acolhimento e segurança durante os fins de semana. No bairro de Heliópolis, onde falta infraestrutura de lazer e cultura, a carência de atividades recreativas leva à realização de eventos chamados "bailes". Embora esses eventos proporcionem diversão e socialização, é essencial buscar soluções de longo prazo para suprir essa demanda por infraestrutura adequada de lazer, visando uma sociedade mais inclusiva e culturalmente rica. O fechamento do programa agravou essa situação e evidenciou a necessidade de entender a educação de forma mais ampla, considerando o bem-estar físico, social e emocional dos estudantes. [CONCLUSÃO] Heliópolis, uma região em São Paulo, enfrenta a falta de acesso a equipamentos públicos essenciais, como saneamento básico. A precariedade dessa infraestrutura afeta a qualidade de vida e a saúde dos moradores. O Programa Escola da Família desempenhava um papel fundamental ao suprir parte das necessidades da comunidade aos finais de semana, proporcionando uma ampla variedade de atividades além da educação formal, como esportes, cultura, lazer e convivência. Essas atividades transformavam as escolas em centros de integração social, fortalecendo a relação entre a escola e a comunidade. Com o fim do programa, a falta de acesso a equipamentos públicos e atividades de lazer foi amplificada, dificultando a promoção de integração, educação e lazer na região de Heliópolis. Investimentos e políticas públicas são necessários para atender as demandas dessas comunidades periféricas e garantir condições dignas de vida para seus moradores. 

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Seção
PIBIC - Administração Pública