A FGV RIC Revista de Iniciação Científica, é uma publicação anual dos relatórios elaborados por alunos bolsistas de iniciação científica, e apresentados no “Seminário de Iniciação Científica – Dia da Pesquisa”, organizado pelo departamento FGV EAESP Pesquisa e Publicações.

O Programa de Iniciação à Pesquisa (PIP) destina-se aos alunos de graduação e pós-graduação da FGV interessados em seguir carreira acadêmica ou em incorporar conhecimentos mais profundos sobre investigação científica às suas futuras atividades profissionais.

O objetivo do PIP é promover a troca de conhecimentos entre alunos, gestores, comunidades, associações, organizações sociais, empresários e especialistas, com o acompanhamento e supervisão dos professores da FGV.

O Programa visa também aproximar os alunos das diversas realidades brasileiras, fomentando posturas humanistas, colaborativas, pró-ativas e empreendedoras.

É notável a crescente preocupação com temas sociais, revelando a orientação de pesquisadores e orientadores para questões que afetam a nossa sociedade. 

Nesses últimos 29 anos, a iniciação científica se consolidou na FGV EAESP e cresceu gerando impacto positivo para os seus participantes.

De fato, um número representativo destes alunos abraçou a carreira acadêmica, alguns deles em nossa própria instituição.

O PIP integra três iniciativas: