Resistência do consumidor às inovações propostas pelas fintechs: revisão sistemática da literatura e agenda para pesquisas futuras

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Beatriz Simão França
https://orcid.org/0009-0000-7429-0416
Mateus Canniatti Ponchio

Resumo

[INTRODUÇÃO] A resistência à inovação aos serviços financeiros é um tema que na última década ganhou extrema relevância no meio acadêmico e corporativo. A expansão dos serviços financeiros com o crescimento das plataformas fintechs abriu margem para novos lançamentos no mercado impulsionados pela tecnologia e pelas mudanças na sociedade. Nesse sentido, o sucesso de uma inovação é determinado por diversos fatores que abrangem variáveis psicológicas, funcionais, características do produto, cultura, aspectos sociodemográficos, entre outros. O objetivo desta pesquisa é detalhar e resumir de forma crítica quais são as variáveis antecedentes, consequentes, de resposta e de controle que se relacionam à resistência à inovação. [METODOLOGIA] O estudo analisa 101 artigos científicos, publicados entre os anos de 1985 e 2022, extraídos das bases de dados Scopus, do grupo Elsevier, e Web of Science (WoS), do grupo Clarivate. A revisão sistemática da literatura foi realizada a partir da coleta de estudos selecionados destacando informações como periódicos e ano de publicação, metodologia usada, países e regiões pesquisados, bases teóricas, variáveis envolvidas, implicações práticas e teóricas, e limitações. [RESULTADOS] Por meio da revisão dos artigos, foi realizada uma subdivisão das variáveis envolvidas. Para as variáveis antecedentes, obtiveram-se grupos de variáveis funcionais, psicológicas, externas e de características do produto. Enquanto as variáveis consequentes se subdividiram entre aceitação, inovação e resistência. Com base nas lacunas observadas nos estudos, foi possível direcionar caminhos para pesquisas futuras. Nessa perspectiva, recomenda-se explorar mais pesquisas nas regiões das Américas do Sul e Central, e investigar a resistência à inovação sob a ótica de populações marginalizadas e minoritárias. Além disso, considera-se importante realizar mais estudos empíricos, aprofundando o entendimento da psicologia humana, e, ainda, aumentar a diversidade das inovações tecnológicas usadas como objeto de estudo. [CONCLUSÃO] Como conclusão, entende-se que a fusão da tecnologia com os métodos de pagamento revolucionou a relação do consumidor com os serviços financeiros. Além disso, a complexidade de definir quais aspectos influenciam a resistência à inovação se destaca, pois esse processo depende do contexto, das características do indivíduo e do produto. Por fim, as implicações teóricas e práticas auxiliam na compreensão dos fatores envolvidos na resistência à inovação e como as estratégias de negócios podem ser direcionadas para superar essas barreiras.

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Seção
PIBIC - Administração de Empresas