As Regiões Metropolitanas no Brasil e o problema Institucional de Cooperação: a trajetória das Regiões Metropolitanas de Natal e Aracaju

Conteúdo do artigo principal

Diego Fiel Santos
Antônio Sérgio Araújo Fernandes
Marco Antonio Carvalho Teixeira

Resumo

 O trabalho analisa a evolução do processo de institucionalização das Regiões Metropolitanas brasileiras, tendo como objeto empírico os casos de Natal-RN e Aracaju-SE. Por meio da análise institucional histórica e comparada sobre a constituição dos arranjos normativos das Regiões Metropolitanas de Aracaju e Natal, busca-se compreender como se deu o processo de formação, cooperação na gestão das áreas metropolitanas analisadas. Apesar dos diferentes contextos específicos respectivos de cada Região Metropolitana, observa-se como característica comum em ambas que não existem mecanismos institucionais e de cooperação tanto Federativos quanto intrametropolitanos que incentivem o interesse por parte dos entes federados para a cooperação. Ainda que exista uma frágil motivação política nos dois casos analisados, estes mostram uma baixa institucionalização, o que caracteriza estas duas regiões metropolitanas como um quadro de cooperação incipiente tornando inviável avançar em termos de gestão metropolitana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, D. F., Fernandes, A. S. A., & Teixeira, M. A. C. (2013). As Regiões Metropolitanas no Brasil e o problema Institucional de Cooperação: a trajetória das Regiões Metropolitanas de Natal e Aracaju. Cadernos EBAPE.BR, 11(3), 368 a 382. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/8344
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Diego Fiel Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Adminidtração pelo PPGA/UFRN. Professor da UFJF.

Antônio Sérgio Araújo Fernandes, PPGA/UFRN

Doutor em Ciência Política pela USP com Pós-doutoramento em Admnistração Pública na LBJ School of Public Affairs - University of Texas at Austin. Professor do PPGA/UFRN.

Marco Antonio Carvalho Teixeira, EAESP-FGV

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor e pesquisador do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getulio Vargas de São Paulo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)