Comprando sua entrada: a estratégia de internacionalização do maior clube de futebol do Brasil

Conteúdo do artigo principal

Clarice Secches Kogut
https://orcid.org/0000-0002-4760-654X
João Vitor Fernandes Carvalho

Resumo

Atualmente, os clubes de futebol mais bem-sucedidos são marcas globais, mas eles vêm principalmente de regiões desenvolvidas. Este caso de ensino é sobre um clube de futebol de mercado emergente que queria se tornar uma marca global. O Flamengo, um clube brasileiro com uma longa história e tradição no futebol, para não mencionar uma enorme base de fãs, era uma das potências do futebol brasileiro e se sentia pronto para dar o próximo passo. Mas como você se torna uma marca global quando não faz parte de uma grande liga global? Como e por onde devem começar? Com essas questões de discussão como pano de fundo, os alunos aprenderão sobre duas importantes teorias da internacionalização: o paradigma eclético e a abordagem de rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Kogut, C. S., & Carvalho, J. V. F. (2023). Comprando sua entrada: a estratégia de internacionalização do maior clube de futebol do Brasil. Cadernos EBAPE.BR, 21(5), e2022–0249. https://doi.org/10.1590/1679-395120220249
Seção
Estudos de Casos & Ensino

Referências

Buckley, P., & Casson M. (2014). Future of the Multinational Enterprise: 25th Anniversary Edition. London, UK: Palgrave Macmillan.

Coutinho, R. S. (2014). Um Flamengo grande, um Brasil maior: o Clube de Regatas do Flamengo e a construção do imaginário político nacionalista popular (1933-1955). Rio de Janeiro, RJ: 7 Letras.

Cuervo-Cazurra, A. (2008). The multinationalization of developing firms MNEs: the case of multilatinas. Journal of International Management, 14(2), 138-154. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.intman.2007.09.001

DataFolha. (2019). Time de Preferência VAR. Recuperado de http://media.folha.uol.com.br/datafolha/2019/09/17/77975ecbd43522f8fe59b29b8f93d09atdp.pdf

Deloitte. (2014). All to play for Football Money League. Recuperado de https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/uk/Documents/sports-business-group/deloitte-uk-deloitte-football-money-league-2014.pdf

Dias, A. (2021). Moving the ball forward: multi-club ownership and competitive advantages in football (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa, Lisbon, Portugal. Recuperado de https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/34737/1/152119079_Antonio%20Dias_DPDFA.pdf

Dunning, J. H. (2001). The eclectic (OLI) paradigm of international production: past, present and future. International Journal of the Economics of Business, 8(2), 173-190. Recuperado de https://doi.org/10.1080/13571510110051441

Dunning, J. H. (2009). Location and the multinational enterprise: John Dunning’s thoughts on receiving the Journal of International Business Studies 2008 decade award. Journal of International Business Studies, 40(1), 20-34. Recuperado de https://doi.org/10.1057/jibs.2008.75

Ferreira, M. A., Pinto, C. S., Serra, F. A., & Santos, J. C. (2013). A bibliometric study of John Dunning’s contribution to International Business Research. Review of Business Management, 15(46), 56-75. Recuperado de https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i46.1163

Fédération Internationale de Football Association. (2018). 2018 FIFA World Cup Russia: global broadcast and audience summary. Recuperado de https://digitalhub.fifa.com/m/2589b77c20849beb/original/njqsntrvdvqv8ho1dag5-pdf.pdf

Giulianotti, R. (2002). Supporters, followers, fan, and flaneurs: a taxonomy of spectator identities in football. Journal of Sport and Social Issues, 26(1), 25-46. Recuperado de https://doi.org/10.1177/0193723502261003

Ietto-Gillies, G. (2005). Transnational corporations and international production: concepts, theories and effects. Cheltenham, UK: Edward Elgar.

Itaú BBA. (2021). Análise Econômico-Financeira de Clubes Brasileiros de Futebol. Recuperado de https://goalacademy.club/wp-content/uploads/2021/11/Analise-dos-Clubes-Brasileiros-de-Futebol-2021-Itau-BBA.pdf

Johanson, J., & Vahlne, J. E. (1977). The internationalization process of the firm: a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies, 8(1), 32-44. Recuperado de https://doi.org/10.1057/palgrave.jibs.8490676

Johanson, J., & Mattsson, L. G. (1993). Internationalization in industrial systems: a network approach. In P. J. Buckley, & P. Ghauri (Eds.), The internationalization of the firm: a reader (pp. 303-321). London, UK: Academic Press.

Johanson, J., & Vahlne, J. E. (2009). The uppsala internationalization process model revisited: from liability of foreignness to liability of outsidership. Journal of International Business Studies, 40(9), 1411-1431. Recuperado de https://doi.org/10.1057/jibs.2009.24

Kuper, S., & Szymanski, S. (2018). Soccernomics: Why England loses; why Germany, Spain, and France win; and why one day Japan, Iraq, and the United States will become kings of the world's most popular sport. New York, NY: Nation Books.

Mukherjee, S. (2022, March 04). How many foreign players can a Premier League club sign? Goal. Recuperado de https://www.goal.com/en-in/news/how-many-foreign-players-can-a-premier-league-club-sign/bltb28934959d4e82d3

Narula, R. (2010). Keeping the eclectic paradigm simples. Multinational Business Review, 18(2), 35-50. Recuperado de https://doi.org/10.1108/1525383X201000009

North, D. C. (1990). Institutions, institutional change and economic performance. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Silva, L. (2021, November 15). As 10 maiores torcidas do mundo. Curiosidades. Recuperado de https://www.curiosidades.com.br/2021/11/as-maiores-torcidas-do-mundo/

Transfer Markt. (2023). LaLiga. Recuperado de https://www.transfermarkt.com/laliga/gastarbeiter/wettbewerb/ES1

Wagner, C. (2020). Deducing a state-of-the-art presentation of the eclectic paradigm from four decades of development: a systematic literature review. Management Review Quarterly, 70(1), 51-96. Recuperado de https://doi.org/10.1007/s11301-019-00160-x

Williamson, O. (1981). The economics of organization: the transaction cost approach. American Journal of Sociology, 87(3), 548-577. Recuperado de https://doi.org/10.1086/227496

LEITURAS SUGERIDAS

Dantas, D. (2020, agosto 27). Como o flamengo pode ganhar time e estádio em Las Vegas. O Globo. Recuperado de https://oglobo.globo.com/epoca/esportes/como-flamengo-pode-ganhar-time-estadio-em-las-vegas-24607366

Deloitte. (2020). Deloitte Football Money League 2020. Recuperado de https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/uk/Documents/sports-business-group/deloitte-uk-deloitte-football-money-league-2020.pdf

Deloitte. (2021). Deloitte Football Money League 2021. Recuperado de https://www2.deloitte.com/uk/en/pages/sports-business-group/articles/deloitte-football-money-league.html

Fédération Internationale de Football Association. (2007, maio). FIFA Big Count 2006. Recuperado de https://digitalhub.fifa.com/m/55621f9fdc8ea7b4/original/mzid0qmguixkcmruvema-pdf.pdf

Fédération Internationale de Football Association. (2021). Ten Years of International Transfers Report. Recuperado de https://digitalhub.fifa.com/m/5d60d57540044adb/original/FIFA-Ten-Years-International-Transfers-Report.pdf

Flamengo. (2013). Planejamento Estratégico 2013-2020. [Não publicado. Documento interno da empresa].

Flamengo. (2020). 2019 Financial Statement. Recuperado de https://www.flamengo.com.br/transparencia/demonstracoes-financeiras

Flamengo. (2021). Project Nação Investment Teaser. [Não publicado. Documento interno da empresa].

Flamengo. (n.d.). História do projeto embaixadas e consulados da nação. Recuperado de https://embaixadaseconsulados.com.br/flamengo/historia-do-projeto?web=1&wdLOR=c1474B69E-326E-409C-9F67-EBC7C96A279B

Futebol Clube do Porto. (2020). 2020 Annual Report. Recuperado de https://files.app.fcporto.pt/docs/70c507c6a530a6170dd41b6f42fc345f.pdf

Macey-Dare, R. (2021). A league of their own - logic of the super league. Recuperado de https://ssrn.com/abstract=3830436

Miranda, G. (2021, agosto 08). Brasileiros vivendo em Portugal podem ser até o dobro dos números oficiais. Folha de São Paulo. Recuperado de https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/08/brasileiros-vivendo-em-portugal-podem-ser-ate-o-dobro-dos-numeros-oficiais.shtml

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. (2020). Relatório de imigração, fronteiras e asilo 2020. Recuperado de https://sefstat.sef.pt/Docs/Rifa2020.pdf

Soriano, F. (2011). Goal: The Ball doesn't go in by chance. Basingstoke, UK: Palgrave Macmillan.

Union of European Football Associations. (2016). The European Club Footballing Landscape: Benchmarking Report. Recuperado de https://www.uefa.com/MultimediaFiles/Download/OfficialDocument/uefaorg/Clublicensing/02/53/00/22/2530022_DOWNLOAD.pdf