TRANSFORMAÇÃO E TRANSMISSÃO DA CULTURA POPULAR: DIÁLOGOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PATRIMONIALIZAÇÃO
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Resumo
Este ensaio visa a tematizar as tensões que se apresentam na transmissão da cultura popular entre as gerações em tempos de globalização, a partir das ações públicas que se propõe a atuar nesse processo. O ensaio faz um recorte do trabalho de campo etnográfico desenvolvido junto ao grupo Jongo do Tamandaré, situado na cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, com o qual a pesquisadora buscou compreender a experiência de transmissão das práticas e valores coletivos. A partir de uma retomada da trajetória das políticas da área do patrimônio cultural, dos órgãos supranacionais ao cenário brasileiro, são elencados seis fatores de mudança considerados significativos nas novas formas de transmissão encontradas no grupo interlocutor, relacionados aos atores envolvidos, linguagens de transmissão, formas de envolvimento, trocas intergeracionais e sentidos dos valores e práticas do grupo. Tais fatores apontam para alguns desafios das políticas culturais comprometidas com a promoção da diversidade, sendo o mais fundamental deles a reflexão sobre o olhar que se lança aos indivíduos, grupos e “bens culturais imateriais” que as ações públicas pretendem valorizar
PALAVRAS-CHAVE Cultura popular, transmissão cultural, memória, patrimônio imaterial, jongo.
ABSTRACT
In this essay, we looked at the tensions that manifest themselves in the transmission of popular culture among generations in a time of globalization. The essay focuses on the ethnographic field work developed with the group Jongo do Tamandaré, located in Guaratinguetá city, São Paulo countryside, with which the researcher looked into apprehending the experience of transmission of collective practices and values. Starting with a revision of the development of immaterial patrimony policies, from supranational agencies to the Brazilian scenery, six factors of change are identified and considered relevant in the new means of transmission found in the study group: children and non-African descendants’ participation, jongo’s visibility, practice formalization, official acknowledgement of jongo’s masters, focus on future, enlargement of the social groups involved in jongo. These factors point towards some challenges for cultural policies committed to the promotion of diversity, the most important of which is rethinking about the way we look at the individuals, groups and “immaterial cultural assets” which public actions intend to value.
KEYWORDS Popular culture, cultural transmission, memory, immaterial patrimony, jongo.
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