Investimento social privado e políticas públicas de educação: interações mediadas por múltiplas lógicas institucionais

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Patricia Maria Emerenciano Mendonça
Paula Santana Santos

Resumo

Nas políticas de educação, a partir dos anos 2000, observa-se aproximação do Investimento Social Privado (ISP), buscando o aumento da qualidade da educação através das colaborações e do foco nos resultados, com destaque para as avaliações dentro do sistema. Mas, embora haja influência do ISP, o campo tem sido marcado pela atuação de uma multiplicidade de atores e múltiplas lógicas institucionais, ligadas à atuação estatal, profissional e do mercado, que se tornam mais proeminentes na medida em que se observam contextos locais de implementação. No nível da implementação da política pública, os contextos são mais diversos, caracterizando este ambiente como de alta complexidade institucional. Na interação das ações diretas do ISP nos projetos de fortalecimento de gestão diferenciam-se os profissionais da educação e os gestores educacionais. No contexto de realização dos projetos, foram observadas práticas que buscam aumentar a compatibilidade de lógicas, principalmente nas interações entre profissionais de ISP e gestores educacionais e na forma de escolha e estruturação de projetos por parte do ISP.

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Como Citar
MENDONÇA, P. M. E.; SANTOS, P. S. Investimento social privado e políticas públicas de educação: interações mediadas por múltiplas lógicas institucionais. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 25, n. 80, 2020. DOI: 10.12660/cgpc.v25n80.80688. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/80688. Acesso em: 2 jul. 2024.
Seção
Artigos

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