Práticas de responsabilidade social corporativa em empresas brasileiras

Conteúdo do artigo principal

Isabel Galego-Álvarez
Henrique Formigoni
Maria Thereza Pompa Antunes

Resumo

As práticas de Responsabilidade Social Corporativa têm aumentado nos últimos anos em empresas de todo o mundo. O Brasil, um dos mais importantes países emergentes no cenário internacional, não é uma exceção a isso, com mais e mais empresas que optam por tais práticas. O presente estudo concentra-se na análise das práticas de responsabilidade social corporativa com as quais as empresas brasileiras estão envolvidas. A amostra utilizada é composta por 500 empresas agrupadas por área geográfica; o quadro teórico baseia-se nas teorias institucionais e de partes interessadas; e a técnica utilizada para a análise é o biplot, mais especificamente o HJ biplot e a análise de agrupamento. Com base nos resultados obtidos, é possível inferir que as variáveis de RSC correspondentes a práticas ambientais estão mais intimamente ligadas a empresas localizadas nas áreas do Norte do Brasil. As práticas sociais e comunitárias estão ligadas a empresas localizadas principalmente nas regiões Sul e Nordeste do país.

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Como Citar
GALEGO-ÁLVAREZ, I.; FORMIGONI, H.; ANTUNES, M. T. P. Práticas de responsabilidade social corporativa em empresas brasileiras. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 54, n. 1, p. 12–27, 2014. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/20868. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Fórum
Biografia do Autor

Isabel Galego-Álvarez

Professor at Faculty of Economics,University of Salamanca.

Henrique Formigoni

Coordinator at Graduate Programin Accounting, UniversidadePresbiteriana Mackenzie.

Maria Thereza Pompa Antunes

Coordinator at Graduate Programin Accounting, UniversidadePresbiteriana Mackenzie

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