Conhecimento compartilhado, recursos de TI e desempenho de processos de negócios

Conteúdo do artigo principal

Valter de Assis Moreno Junior
Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Ricardo Reis Arruda

Resumo

Esta pesquisa investiga os efeitos de recursos e capacidades associados à Tecnologia da Informação (TI), e do conhecimento compartilhado entre gestores das áreas de TI e de negócios, no alinhamento operacional entre essas áreas e, por conseguinte, no desempenho de processos de negócios. O estudo baseia-se em dados coletados nas áreas de TI e de retaguarda (back office) de 39 empresas prestadoras de serviços do Rio de Janeiro. Resultados observados por meio da análise de equações estruturais sugerem que o alinhamento operacional afeta positivamente o desempenho de processos de back office, e este, a satisfação de seus clientes. Embora recursos e capacidades de TI, assim como o compartilhamento de conhecimento, não tenham efeito direto sobre o nível de alinhamento operacional, quanto maior o compartilhamento de conhecimento entre as áreas de TI e de negócio, mais intensa e positiva a associação entre a flexibilidade da infraestrutura de TI e o alinhamento operacional entre as áreas. O artigo discute as implicações teóricas e práticas dessas observações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MORENO JUNIOR, V. de A.; CAVAZOTTE, F. de S. C. N.; ARRUDA, R. R. Conhecimento compartilhado, recursos de TI e desempenho de processos de negócios. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 54, n. 2, p. 170–186, 2014. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/21009. Acesso em: 6 jul. 2024.
Seção
Artigos