Legitimidade, governança corporativa e desempenho: análise das empresas da BM&F BOVESPA

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Luciano Rossoni

Resumo

Neste artigo, avaliamos como a legitimidade condiciona o valor de mercado das empresas listadas na BM&F Bovespa. Especificamente, analisamos como a adesão ao Novo Mercado modera o efeito da legitimidade no valor da empresa. Para tanto, investigamos 348 organizações, entre os anos de 2002 e 2007, o que gerou um total de 1.357 observações. Verificamos que a adesão ao Novo Mercado, o prestígio dos conselheiros e a reputação da empresa afetam significativamente o valor de mercado. Quando seccionadas as organizações de acordo com o nível de governança, verificamos que as origens cultural-cognitivas e normativas da legitimidade afetaram significativamente o valor de mercado nos grupos com menor grau de governança, enquanto que entre as empresas do Novo Mercado a influência não foi significativa. Diante desses resultados, podemos concluir que a legitimidade é um importante fator de explicação da variabilidade do desempenho de empresas de capital aberto, em que a presença em listagens diferenciadas de governança condicionou a influência das demais origens da legitimidade no valor de mercado.

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Como Citar
ROSSONI, L. Legitimidade, governança corporativa e desempenho: análise das empresas da BM&F BOVESPA. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 53, n. 3, p. 272–289, 2013. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/30039. Acesso em: 6 jul. 2024.
Seção
Artigos