Valoração do conhecimento: significação e identidade na ação organizacional

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Andrea Cherman
Sandra Regina da Rocha Pinto

Resumo

A valoração do conhecimento representa uma lacuna na área do conhecimento organizacional. Esse artigo visa responder quais processos são adotados pelos indivíduos para a valoração dos conhecimentos nas organizações. A pesquisa, realizada com profissionais de RH, utilizou grounded theory method. Os resultados sugerem que o processo de identificação dos indivíduos com a identidade organizacional ocupa um lugar central na valoração do conhecimento. A organização, por intermédio da alta gestão ou das rotinas organizacionais, surgiu como “o outro” que parece conduzir as diretrizes a serem seguidas, assim como quais conhecimentos avaliar e valorar; aquela com quem os membros organizacionais buscam identificar-se. Os indivíduos expressaram mecanismos de afirmação, adequação ou reconstrução de suas identidades a fim de gerar, justificar ou negar identificação com a organização. É sugerido que o modelo de comando vertical ainda prevalece sobre a interação horizontal, tornando difícil o estabelecimento de conhecimento emergente entre os membros organizacionais.

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Como Citar
CHERMAN, A.; PINTO, S. R. da R. Valoração do conhecimento: significação e identidade na ação organizacional. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 53, n. 2, p. 142–155, 2013. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/30261. Acesso em: 6 jul. 2024.
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