Orientação para o mercado externo: o refinamento de uma escala de mensuração

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Ivan Lapuente Garrido

Resumo

O presente estudo consiste em um survey exploratório de corte transversal único, realizado com 617 empresas exportadoras brasileiras, desenvolvido com o objetivo de validar, no Brasil, uma escala de orientação para o mercado externo. Utilizou-se a modelagem de equações estruturais como base para a análise estatística dos dados coletados. Duas escalas de mensuração de orientação para o mercado serviram de referência para o estudo – a escala de orientação para o mercado externo de Cadogan, Diamantopoulos e Mortanges (1999) e a escala de orientação para o mercado de Matsuno, Mentzer e Rentz (2000b). A escala resultante – um modelo híbrido, unindo indicadores das duas escalas citadas, mas principalmente alicerçada sobre o modelo de Cadogan et al. (1999) – demonstrou resultados confiáveis e apresenta-se como um modelo válido para mensurar o grau de orientação para o mercado externo das organizações exportadoras brasileiras.

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Como Citar
GARRIDO, I. L. Orientação para o mercado externo: o refinamento de uma escala de mensuração. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 47, n. 4, p. 116–130, 2007. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37058. Acesso em: 30 jun. 2024.
Seção
Artigos