Dinâmica da estratégia logística em empresas brasileiras

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Peter Fernandes Wanke

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a estratégia logística das empresas brasileiras a partir da mensuração do impacto de diferentes características do negócio sobre as principais decisões de produção e distribuição física de produtos acabados. Foi conduzida uma pesquisa de campo em empresas listadas no Ranking Exame para confrontar as quatro políticas propostas por Pagh e Cooper (1998), derivadas das combinações entre centralizar/descentralizar os estoques e produzir para estoque/produzir contra-pedido, com diversas características do produto, da operação e da demanda. Técnicas de análise multivariada, como as análises de regressão logística simples e multinomial, foram empregadas, permitindo o desenvolvimento de diversos modelos quantitativos. Seus resultados apontam para avanços acadêmicos e gerenciais, como a quantificação e hierarquização de relações empíricas descritas na literatura e o direcionamento da atenção gerencial para as variáveis relevantes à decisão. Os modelos também permitem avaliar a adequação dessas políticas para diferentes valores do tempo de entrega, da variabilidade das vendas e do grau de obsolescência dos produtos.

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Como Citar
WANKE, P. F. Dinâmica da estratégia logística em empresas brasileiras. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 45, n. 4, p. 22–35, 2005. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37281. Acesso em: 30 jun. 2024.
Seção
Artigos