Um exercício de desconstrução do conceito e da prática de segmentação de mercado inspirado em Woody Allen

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Jorge Francisco Bertinetti Lengler
Marcelo Milano Falcão Vieira
Roberto Costa Fachin

Resumo

O conceito de segmentação de mercado constitui-se em uma forte ferramenta freqüentemente utilizada na tomada de decisão nas organizações. Neste artigo, busca-se analisar elementos nem sempre privilegiados quando se trata a segmentação de mercado como discurso hegemônico. A crítica aqui apresentada inspira-se no filme Desconstruindo Harry, de Woody Allen, o que permitirá compreender o exercício de desconstrução do conceito e da prática da segmentação de mercado com base no gênero e na etnia. Essa proposta ampara-se sobre o postulado de Derrida (1999) de que qualquer conceito, palavra ou significado léxico é passível de desconstrução e na hipótese de que o conceito de segmentação de mercado e sua prática encerram significados não revelados, guardando em si um conjunto de atores e vozesmarginalizados.

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Como Citar
LENGLER, J. F. B.; VIEIRA, M. M. F.; FACHIN, R. C. Um exercício de desconstrução do conceito e da prática de segmentação de mercado inspirado em Woody Allen. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 42, n. 4, p. 84–92, 2002. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37636. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Mercadologia