Estratégia após o modernismo: recuperando a prática

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Richard Whittington

Resumo

Este artigo identifica uma oportunidade para os pesquisadores europeus desenvolverem um programa de pesquisa para a estratégia “após o modernismo” mais direcionado à prática. Agora, os vínculos intelectuais da estratégia com a imparcialidade modernista e com a teoria econômica podem ser diluídos. A estratégia pode se basear também em recursos da sociologia para se engajar mais firmemente na concepção de estratégia como prática social. Este artigo delineia elementos de uma agenda dupla para a pesquisa em estratégia após o modernismo: primeiro, uma agenda sociológica preocupada em compreender as elites da estratégia, suas habilidades e tecnologias, e suas implicações para a sociedade como um todo; segundo, uma agenda gerencial que transformará essa compreensão sociológica em vantagens para a prática nos seguintes termos: como os administradores se tornam estrategistas, como as habilidades estratégicas são adquiridas e como as tecnologias estratégicas podem ser mais bem desenhadas e bem utilizadas. O artigo considera as implicações para métodos de pesquisa e para a tradição mintzberguiana em estratégia.

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Como Citar
WHITTINGTON, R. Estratégia após o modernismo: recuperando a prática. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 44, n. 4, p. 44–53, 2004. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/37650. Acesso em: 30 jun. 2024.
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