O conceito de competitividade da empresa: uma análise crítica

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Fábio Luiz Mariotto

Resumo

O termo "compeiitioidade", aplicado tanto às nações como às empresas, está em voga, devido às mudanças no cenário mundial. As idéias de economistas heterodoxos, como Schumpeier, ajudam-nos a compreender o papel da diversificação e da inovação na tentativa das empresas de evitar a concorrência direta. Na teoria da estratégia empresarial, o papel da concorrência tornou-se central com os livros de Michael Porter. Ele caracteriza claramente as forças da concorrência e as formas de enfrentá-la. A aplicação desses conceitos ao caso da produção de microcomputadores no Brasil evidencia a pouca viabilidade de esse segmento da informática nacional tornar-se competitivo no mercado mundial.

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Como Citar
MARIOTTO, F. L. O conceito de competitividade da empresa: uma análise crítica. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 37–52, 1991. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38584. Acesso em: 7 jul. 2024.
Seção
Artigos