Gestão de recursos intangíveis em instituições de ensino superior

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Yilsy María Núñez Guerrero
Carlos Rodríguez Monroy

Resumo

As organizações se desenvolvem em ambientes exigentes e competitivos criados pelas demandas das sociedades e marcados pela crise financeira mundial na qual não escapam as Instituições de Educação Superior (IES), que estão orientadas para satisfazer as necessidades do ambiente e para fortalecer o fluxo de informação e colaboração com a sociedade. Neste contexto, propõe-se uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, como uma primeira tentativa de desenvolver e provar empiricamente os aspectos teóricos existentes sobre o tema. O objetivo é determinar as influências simultâneas que os recursos intangíveis exercem sobre a gestão estratégica nas IES. Estas relações serão avaliadas com uma análise de estruturas de covariâncias requerida da construção e validação de um sistema de medida adequado para cada uma das variáveis do objeto de estudo. Como resultado da análise, somente duas das quatro hipóteses propostas são significativas, o que demonstra que os recursos intangíveis gestão do conhecimento e reputação organizacional são os que influem diretamente nos processos de gestão estratégica que realizam as IES. A partir destas descobertas, dispõe-se de referências empíricas sobre a gestão de recursos intangíveis, destacando o fato de que a gestão estratégica nas IES pode melhorar substancialmente por meio da implementação de processos que envolvem o manejo adequado de todos os recursos intangíveis disponíveis.

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Como Citar
NÚÑEZ GUERRERO, Y. M.; RODRÍGUEZ MONROY, C. Gestão de recursos intangíveis em instituições de ensino superior. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 55, n. 1, p. 65–77, 2015. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/44936. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos