Análise da resiliência na cadeia de suprimentos: um caso automotivo brasileiro

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Luiz Felipe Scavarda
Paula Santos Ceryno
Silvio Pires
Katja Klingebiel

Resumo

Resiliência na cadeia de suprimentos e flexibilidade são temas de pesquisa que tem tido crescente atenção. Entretanto, a literatura acadêmica necessita de estudos empíricos sobre resiliência em cadeias de suprimentos capazes de investigar os componentes interorganizacionais de flexibilidade ao longo de seus diferentes elos. Assim, este artigo analisa a falta de flexibilidades em três cadeias de suprimentos da indústria automobilística brasileira que limitam sua resiliência e, portanto, sua capacidade de atender às mudanças de demanda no mercado. Uma abordagem multi-elos é adotada. Os resultados da pesquisa identificaram falta de flexibilidade em diferentes elos das cadeias de suprimentos que inibem sua resiliência. Os resultados também apontam que uma mesma cadeia pode ter flexibilidade para ser resiliente para um de seus produtos, mas não para outro, o que sugere novas frentes de pesquisa. Finalmente, cadeias de suprimentos flexíveis devem ser concebidas provendo resiliência para lidar com entraves como mudanças significativas de demanda.

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Como Citar
SCAVARDA, L. F.; CERYNO, P. S.; PIRES, S.; KLINGEBIEL, K. Análise da resiliência na cadeia de suprimentos: um caso automotivo brasileiro. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 55, n. 3, p. 304–313, 2015. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/49252. Acesso em: 30 jun. 2024.
Seção
Artigos