Arte visual e foco regulatório na avaliação dos consumidores

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Danielle Mantovani
Deborah Iuri Tazima

Resumo

Neste artigo, demonstramos que o fenômeno da infusão da arte, no qual a presença de uma arte visual influencia positivamente a percepção dos consumidores sobre produtos e mensagens de anúncios, tem um efeito moderador sobre as mensagens com ajuste e não ajuste regulatório. A teoria do foco regulatório sugere que os consumidores se baseiam no seu foco motivacional (prevenção vs. promoção) para fazer suas avaliações e decisões. Normalmente, os consumidores preferem produtos que se ajustam ao seu foco motivacional. No presente estudo, três experimentos indicam que é melhor usar arte visual com mensagens de ajuste, enquanto imagens não artísticas aumentam a persuasão do anúncio quando são apresentadas em condições de não ajuste entre a mensagem e o foco motivacional do indivíduo. Portanto, nem todas as informações compatíveis com o foco motivacional do consumidor são as mais bem avaliadas. Quando imagens não artísticas são apresentadas, mensagens de não ajuste podem ser mais persuasivas.

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Como Citar
MANTOVANI, D.; TAZIMA, D. I. Arte visual e foco regulatório na avaliação dos consumidores. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 56, n. 2, p. 152–165, 2016. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/60319. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Artigos

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