Modelo de negócio com impacto social

Conteúdo do artigo principal

Maira Petrini
Patrícia Scherer
Léa Back

Resumo

Entre as alternativas pela busca do desenvolvimento sustentável estão os negócios com impacto social, ou seja, aqueles que são desenvolvidos para atender a algum tipo de demanda social e com atuação rentável. O objetivo desta pesquisa foi propor um modelo de negócios com impacto social que auxilie na identificação de seus elementos. O modelo de negócio proposto diferencia-se dos já existentes por compilar vários deles e, principalmente, por detalhar os elementos que o constituem. O método de pesquisa baseou-se em dados secundários, coletados a partir de pesquisa documental, e dados primários provenientes de entrevistas e questionários, totalizando 49 organizações. O modelo estrutura-se em cinco dimensões compostas por 13 elementos. Como contribuições adicionais, apresentam-se uma proposta de definição de Negócios com Impacto Social (NIS) e uma taxonomia, considerando os produtos/serviços, os clientes e a estrutura de lucros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PETRINI, M.; SCHERER, P.; BACK, L. Modelo de negócio com impacto social. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 56, n. 2, p. 209–225, 2016. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/60323. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos