Modelo de negócio com impacto social
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Resumo
Entre as alternativas pela busca do desenvolvimento sustentável estão os negócios com impacto social, ou seja, aqueles que são desenvolvidos para atender a algum tipo de demanda social e com atuação rentável. O objetivo desta pesquisa foi propor um modelo de negócios com impacto social que auxilie na identificação de seus elementos. O modelo de negócio proposto diferencia-se dos já existentes por compilar vários deles e, principalmente, por detalhar os elementos que o constituem. O método de pesquisa baseou-se em dados secundários, coletados a partir de pesquisa documental, e dados primários provenientes de entrevistas e questionários, totalizando 49 organizações. O modelo estrutura-se em cinco dimensões compostas por 13 elementos. Como contribuições adicionais, apresentam-se uma proposta de definição de Negócios com Impacto Social (NIS) e uma taxonomia, considerando os produtos/serviços, os clientes e a estrutura de lucros.
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Como Citar
PETRINI, M.; SCHERER, P.; BACK, L. Modelo de negócio com impacto social. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 56, n. 2, p. 209–225, 2016. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/60323. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos
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