Antecedentes da intenção de compra de marcas próprias: um estudo no mercado emergente

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Lúcia Aparecida da Silva Borges
Dirceu Tornavoi de Carvalho
Cláudio de Souza Miranda

Resumo

Este estudo investiga preditores da intenção de compra de marcas próprias e suas inter-relações. Aprofunda- se a linha de pesquisa sobre formação da intenção de compra pela modelagem de construtos ainda não avaliados simultaneamente em estudos anteriores, a saber: imagem da loja, risco percebido, imagem da marca própria e atitude em relação à marca própria. Para testar as hipóteses oriundas da literatura sobre o tema, dados foram coletados por meio de uma survey com 1.938 clientes de supermercados no Brasil. Os resultados, obtidos por meio de modelagem de equações estruturais utilizando PLS, demonstram que há relacionamentos significativos entre (1) risco percebido e imagem da marca própria; (2) imagem da loja e imagem da marca própria; (3) imagem da marca própria e atitude; e (4) entre atitude e intenção de compra. Conclui-se que o risco percebido e a imagem da loja são fortes preditores da imagem da marca própria e da atitude, compondo um modelo robusto de predição da intenção de compra de marca própria e perfazendo contribuição a literatura.

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Como Citar
BORGES, L. A. da S.; CARVALHO, D. T. de; MIRANDA, C. de S. Antecedentes da intenção de compra de marcas próprias: um estudo no mercado emergente. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 56, n. 6, p. 611–625, 2016. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/64791. Acesso em: 3 jul. 2024.
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