Confiança nos relacionamentos em cluster de empresas

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Roberta de Cássia Macedo
Ricardo Silveira Martins
Luciano Rossoni
Guilherme Silveira Martins

Resumo

Este estudo propõe integrar os relacionamentos interorganizacionais (verticais e horizontais) por meio da percepção da confiança no comportamento colaborativo das empresas. Serão utilizados como campo empírico clusters produtivos da indústria moveleira brasileira, localizados em Arapongas, Mirassol, Ubá e Bento Gonçalves. Os dados foram coletados por meio de questionários in loco e analisados pelas téc­nicas estatísticas de análise de correlação e teste de causalidade de Granger. A confiança foi analisada na dimensão benevolência e a sua relação com o comprometimento. Os resultados demonstraram que há causalidade no relacionamento horizontal e que não há causalidade nos relacionamentos entre for­necedores e clientes, tampouco nos relacionamentos entre estes e os concorrentes. Contudo, há uma forte correlação entre a confiança nos clientes e os relacionamentos horizontais. Assim, ficou consta­tado que a presença da confiança nas relações interorganizacionais é independente e isolada, não se caracterizando como uma atitude permanente e rotineira.

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MACEDO, R. de C.; MARTINS, R. S.; ROSSONI, L.; MARTINS, G. S. Confiança nos relacionamentos em cluster de empresas. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 57, n. 4, p. 330–341, 2017. DOI: 10.1590/S0034-759020170404. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/71357. Acesso em: 6 jul. 2024.
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