Efeito da herança da marca nos relacionamentos entre consumidores e marcas

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Francielle Frizzo
José Carlos Korelo
Paulo Henrique Müller Prado

Resumo

A herança é uma proposição de valor da marca que fornece uma base única para criar e manter relações fortes com os consumidores. Buscando compreender como esse recurso estratégico influencia as relações entre consumidores e marcas, este estudo objetiva examinar a herança da marca como determinante dos elementos de reforço do self (seduzindo, habilitando e enriquecendo o self). Uma pesquisa com 309 consumidores brasileiros e americanos foi realizada para testar as relações propostas. Baseados em um modelo de equação estrutural, os resultados da pesquisa demonstraram que os consumidores processam as características relacionadas à herança da marca por meio dos três elementos de reforço do self, mas seu efeito global na conexão self-marca só ocorre por meio do prazer sensorial e estético que a marca oferece (seduzindo o self). O estudo é concluído apresentando as implicações acadêmicas e gerenciais e sugerindo pesquisas futuras. 

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Como Citar
FRIZZO, F.; KORELO, J. C.; MÜLLER PRADO, P. H. Efeito da herança da marca nos relacionamentos entre consumidores e marcas. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 58, n. 5, p. 451–459, 2018. DOI: 10.1590/S0034-759020180502. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/77358. Acesso em: 2 jul. 2024.
Seção
Artigos

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