Análise sociológica do discurso e grupo de discussão: Práticas da tradição espanhola de pesquisa qualitativa

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Christiane Kleinübing Godoi

Resumo

Assistimos, no campo da pesquisa brasileira em Administração, a uma profusão crescente de práticas discursivas. Nos últimos 15 anos, vem emergindo a recentemente denominada Escola Brasileira de Análise Sociológica do Discurso (ASD) e sua principal prática de coleta – o Gru­po de Discussão (GD). A Escola Brasileira de ASD vem se desenvolvendo por meio da adaptação de metodologias que têm origem na tradição espanhola de pesquisa social qualitativa. Conduzida pela fenomenologia, etnologia e teoria crítica da sociedade, a ASD consiste na busca de um modelo de representação e compreensão do texto concreto em seu contexto social e histórico, desde a reconstrução dos interesses cons­cientes e inconscientes dos atores envolvidos no discurso. Na Espanha, ASD e GD são sinônimos da história da pesquisa qualitativa, consti­tuída essencialmente por três grandes gerações de autores, com cujos principais representantes tive a oportunidade de trabalhar durante o pós-doutoramento, e aqui lhes apresento com a seguinte sequência: a primeira geração criou uma forma de pensamento; a segunda sistema­tizou as práticas; e a terceira vem inovando, já expandindo a ASD para objetos imagéticos.

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Como Citar
GODOI, C. K. Análise sociológica do discurso e grupo de discussão: Práticas da tradição espanhola de pesquisa qualitativa. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 58, n. 6, p. 585, 2018. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/77596. Acesso em: 6 jul. 2024.
Seção
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