Análise sociológica do discurso e grupo de discussão: Práticas da tradição espanhola de pesquisa qualitativa
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Resumo
Assistimos, no campo da pesquisa brasileira em Administração, a uma profusão crescente de práticas discursivas. Nos últimos 15 anos, vem emergindo a recentemente denominada Escola Brasileira de Análise Sociológica do Discurso (ASD) e sua principal prática de coleta – o Grupo de Discussão (GD). A Escola Brasileira de ASD vem se desenvolvendo por meio da adaptação de metodologias que têm origem na tradição espanhola de pesquisa social qualitativa. Conduzida pela fenomenologia, etnologia e teoria crítica da sociedade, a ASD consiste na busca de um modelo de representação e compreensão do texto concreto em seu contexto social e histórico, desde a reconstrução dos interesses conscientes e inconscientes dos atores envolvidos no discurso. Na Espanha, ASD e GD são sinônimos da história da pesquisa qualitativa, constituída essencialmente por três grandes gerações de autores, com cujos principais representantes tive a oportunidade de trabalhar durante o pós-doutoramento, e aqui lhes apresento com a seguinte sequência: a primeira geração criou uma forma de pensamento; a segunda sistematizou as práticas; e a terceira vem inovando, já expandindo a ASD para objetos imagéticos.
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