Más (boas) notícias e postergação (antecipação) de divulgação de demonstrações financeiras

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Anderson Brito Vivas
http://orcid.org/0000-0002-7630-5404
Felipe Ramos Ferreira
http://orcid.org/0000-0002-0469-9176
Fábio Moraes da Costa
http://orcid.org/0000-0002-2098-4006

Resumo

Gestores de companhias possuem discricionariedade sobre o momento de divulgação dos resultados contábeis das companhias, levando a literatura a investigar potenciais determinantes da tempestividade da evidenciação. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi o de avaliar se o tipo de notícia a ser divulgada é fator que influencia a antecipação ou postergação da divulgação de informações ao mercado. Com base em dados de companhias abertas brasileiras listadas na B3, entre 2010 e 2016, foi implementada uma estratégia de se avaliar, por meio de regressão linear e logística, se o tipo de notícia está relacionado com a decisão do momento da publicação das demonstrações contábeis. As evidências encontradas indicam que as más (boas) estão relacionadas com a postergação (antecipação) da divulgação dos resultados contábeis trimestrais das companhias. Os resultados, portanto, contribuem com a literatura de evidenciação no Brasil e indicam que postergações estão associadas à divulgação de notícias negativas.  

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Como Citar
VIVAS, A. B.; FERREIRA, F. R.; DA COSTA, F. M. Más (boas) notícias e postergação (antecipação) de divulgação de demonstrações financeiras. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 60, n. 5, p. 352–364, 2020. DOI: 10.1590/S0034-759020200505. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/81787. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Artigos

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