Esforços de reforma administrativa de pós-guerra no Japão

Conteúdo do artigo principal

Genrokuro Furuhashi

Resumo

As comparações internacionais de reformas administrativas são bastante difíceis, porque a história, a estrutura, as funções e responsabilidades da administração pública variam de país para país. Contudo, o estudo das reformas administrativas promovidas em outros países pode, pelas razões apresentadas a seguir, ajudar muito no planejamento das reformas em nosso próprio país:

1. Nos últimos anos, todos os países se defrontaram com os mesmos tipos de problemas, como as crises financeiras governamentais e a dificuldade de revitalização das economias nacionais, diante dos limitados e irregulares suprimentos de energia e de matérias-primas.

2. A reforma administrativa, por sua própria natureza, envolve elementos racionais e técnicos. Gostaria, em primeiro lugar, de delinear as reformas administrativas implementadas no Japão, a partir da II Guerra Mundial, e depois descrever o estado atual dos programas de reforma administrativa, executados de acordo com as recomendações contidas nos relatórios da Segunda Comissão Provisória de Reforma Administrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Furuhashi, G. (1984). Esforços de reforma administrativa de pós-guerra no Japão. Revista De Administração Pública, 18(1), 69 a 75. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/10625
Seção
Artigos