A força de trabalho em saúde

Conteúdo do artigo principal

Roberto Passos Nogueira

Resumo

Há duas formas distintas de tratar os profissionais empregados no setor saúde - enquanto força de trabalho e enquanto recursos humanos. Aparentemente muito próximo um do outro, cada um desses conceitos tem, entretanto, sua esfera própria de aplicação.

Força de trabalho é termo consagrado pela economia política, ligado particularmente à escola clássica, de Smith, Ricardo e Marx, prestando-se, atualmente, em diversos campos científicos, a um uso que é simultaneamente descritivo e analítico, no processo de conhecimento de fenômenos demográficos e macroeconômicos. Recurso humano, em contrapartida, é expressão advinda da ciência da administração e se subordina à ótica de quem exerce algum tipo de função gerencial ou de planejamento, seja no âmbito microinstitucional (órgão público ou empresa privada), seja no macroinstitucional (por exemplo, planejamento estratégico nacional). Usa-se o conceito de recurso humano, portanto, em função de propósito explícito de intervir numa dada situação para produzir e aprimorar, ou ainda para administrar esse recurso específico que é a capacidade de trabalho dos indivíduos. Ele é colocado ao lado de outros recursos, como os materiais e financeiros, igualmente suscetíveis de uma utilização "mais racional".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nogueira, R. P. (1983). A força de trabalho em saúde. Revista De Administração Pública, 17(3), 61 a 70. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/10660
Seção
Artigos