La fuerza de trabajo en salud

Contenido principal del artículo

Roberto Passos Nogueira

Resumen

Há duas formas distintas de tratar os profissionais empregados no setor saúde - enquanto força de trabalho e enquanto recursos humanos. Aparentemente muito próximo um do outro, cada um desses conceitos tem, entretanto, sua esfera própria de aplicação.

Força de trabalho é termo consagrado pela economia política, ligado particularmente à escola clássica, de Smith, Ricardo e Marx, prestando-se, atualmente, em diversos campos científicos, a um uso que é simultaneamente descritivo e analítico, no processo de conhecimento de fenômenos demográficos e macroeconômicos. Recurso humano, em contrapartida, é expressão advinda da ciência da administração e se subordina à ótica de quem exerce algum tipo de função gerencial ou de planejamento, seja no âmbito microinstitucional (órgão público ou empresa privada), seja no macroinstitucional (por exemplo, planejamento estratégico nacional). Usa-se o conceito de recurso humano, portanto, em função de propósito explícito de intervir numa dada situação para produzir e aprimorar, ou ainda para administrar esse recurso específico que é a capacidade de trabalho dos indivíduos. Ele é colocado ao lado de outros recursos, como os materiais e financeiros, igualmente suscetíveis de uma utilização "mais racional".

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Nogueira, R. P. (1983). La fuerza de trabajo en salud. Revista De Administração Pública, 17(3), 61 a 70. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/10660
Sección
Artículos